ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Fórum de segurança terá 'cobrança local' de soluções, dizem entidades

Evento reúne sociedade civil e integrantes das forças de segurança

Kleber Clajus e Leonardo Rocha | 19/07/2018 10:22
Presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, e o presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche, durante fórum de segurança (Foto: Saul Schramm)
Presidente da ACICG, João Carlos Polidoro, e o presidente da OAB-MS, Mansour Elias Karmouche, durante fórum de segurança (Foto: Saul Schramm)

Fórum Permanente de Segurança na Fronteira, nesta quinta-feira (19), deve ser cobrança efetiva por soluções ao tráfico de drogas e contrabando. Ao menos isso é o pauta o debate, na sede da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), entre representantes da sociedade civil e o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Presidente da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Mansour Elias Karmouche, listou como prioridades investimentos em tecnologia, inteligência, pessoal e melhoria de estruturas federais em cidades como Ponta Porã e Corumbá, visando reduzir os crimes transnacionais.

O contrabando, por sua vez, motivou a Acicg (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande) a integrar a organização do evento cobrando a prometida "blindagem" da fronteira prometida pelo governo federal e envio de recursos adicionais as forças de segurança.

"É importante passar para a União de que o Estado é o maior corredor de ilícitos da América Latina e que, por isso, precisa de mais proteção", destacou João Carlos Polidoro, presidente da entidade comercial. "Também esperamos que o ministro traga soluções para a fronteira".

Do fórum, realizado em parceria com o senador Pedro Chaves (PRB), deve ser formalizada uma carta de Campo Grande com proposições e sugestões para a segurança pública. Este tem por tema "Tecnologia, Inteligência e Desenvolvimento", a fim de integrar debates sobre implementação do Susp (Sistema Único de Segurança) e a conclusão do Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras). Haverá ainda reunião fechada na OAB-MS.

Além do ministro de Segurança Pública, Raul Jungmann, também participam do evento o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, representantes das polícias estadual, federal, Receita Federal, Forças Armadas e Abin (Agência Brasileira de Inteligência).

Nos siga no Google Notícias