ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Funasa treina agentes de MS para combate à desnutrição

Redação | 15/08/2008 09:00

Para acompanhar o quadro da desnutrição indígena no país e evitar a ocorrência do problema, principalmente em grávidas e crianças menores de 5 anos, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) começa hoje a treinar agentes de saúde, gestores e lideranças.

A desnutrição é uma das principais causas de morte de crianças indígenas no país e levou à criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara, em 2007. Em junho deste ano,  deputados culparam a desestruturação pelo problema.

De acordo com o governo federal, mesmo ainda sendo um problema, os números de morte por desnutrição entre as aldeias diminuiu nos últimos anos. Em 2000, a incidência era de 74,6 casos para cada mil índios. Em 2007, passou para 46,7 casos.

Na tentativa de melhorar o atendimento aos índios, o curso da Funasa tem o objetivo de padronizar o diagnóstico e o acompanhamento da alimentação dessa população. Para isso, capacitará em nove meses cerca de 200 alunos no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).

Os alunos receberão aulas pelo computador, no modelo de educação a distância. Na tarde de hoje, a primeira delas será transmitida para nove cidades, incluíndo Campo Grande. Também estão na lista: Manaus, Barra do Graças, Cuiabá, Macapá, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O curso será oferecido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Nos siga no Google Notícias