ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Funcionários federais fazem paralisação de avertência para exigir melhorias

Luciana Brazil | 09/05/2012 14:15
Funcionários federais durante manifestação de advertência (Foto: Luciana Brazil)
Funcionários federais durante manifestação de advertência (Foto: Luciana Brazil)

Defensores públicos federais e advogados públicos federais do Estado realizam hoje uma paralisação de advertência reivindicando melhores condições de trabalho. O protesto é realizado em todo país com o objetivo de chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff para a classe.

No movimento, encabeçado pela Defensoria Pública da União (DPU), faz parte também a AGU (Advocacia Geral da União) composta pelos os procuradores da União, os federias e os procuradores da Fazenda. Um grupo de funcionários federais se reuniu na manhã de hoje, no prédio da DPU, aderindo a paralisação.

Entre as reivindicações, está a modernização das instalações, a criação de carreiras de apoio, além da introdução do pagamento de honorários, direito do advogado público.

Segundo a classe, as carreiras jurídicas do poder executivo federal exercem as funções diante do “sucateamento das condições de trabalho e constante evasão dos membros dessas carreiras”.

Em Mato Grosso do Sul, a situação é alarmante, como explicou o grupo de defensores e procuradores que se reuniu na manhã de hoje, na DPU. O problema começa com a falta de unidades dessas esferas no interior do Estado. A ausência desses locais, além de deixar a população sem assistência, aumenta ainda mais as despesas da União, já que são registrados gastos com deslocamento dos membros.

“No Estado, existem apenas duas unidades da DPU e apenas oito defensores para atender toda a demanda. São sete defensores para a Capital e um em Dourados. É muito pouco”, frisou o defensor Charles Frajdenberg.

A Procuradoria da Fazenda possui uma unidade em Campo Grande e outra em Dourados. Já a Procuradoria Federal possui três unidades, uma na Capital, uma em Dourados e a terceira em Três Lagoas. A pior situação é da Procuradoria da União que possui apenas uma unidade em Campo Grande.

De acordo com o procurador da Fazenda, Bruno Portella dos Santos, o número de unidades deixa evidente a carência de atendimento às demandas do interior do Estado.

Raphael Vianna de Menezes, procurador federal, frisou que a paralisação pode ser vista com a indicação para uma greve. “O Ministério Público (MPF), a DPU e a Advocacia Pública são as funções essenciais do poder executivo. Mas existe uma disparidade muito grande em relação às condições de trabalho entre o Ministério Público e as nossas esferas”, frisou.

Vagas: Ao todo, existem 250 vagas em aberto para procuradores federais no Estado. O número de vagas para procuradores da Fazenda chega a 450, sendo que 70 pessoas, aprovadas em concursos, seguem aguardam convocação. Os defensores públicos acumulam a maior quantidade de vagas no Estado, alcançando 480. Cerca de 140 concursados também esperam ser chamados para ocupar o cargo na DPU.

Os funcionários federais acreditam que o governo deve rever as necessidades do executivo, como a abertura de concursos públicos, amenizando a eficiência nos trâmites operacionais.

Nos siga no Google Notícias