ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Garras treina homens para eventual uso do Caveirão

Redação | 12/08/2010 13:59

O Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros) realizou treinos com seu blindado "Caveirão" na manhã de hoje no Autódromo Internacional de Campo Grande.

O curso de direção defensiva e ofensiva foi ministrado por uma empresa de segurança internacional. O Caveirão foi incorporado ao grupo em abril deste ano e recebeu o batismo de fogo em junho, copiando nome de veículo usado nos morros cariocas.

O Caveirão será usado para proteção nas ações, apesar de não ser rotina do grupo operações como as que ocorrem no Rio de Janeiro, onde o carro é usado para subir morros, na maioria das vezes dominado por traficantes fortemente armados.

Na verdade, o Garras aceitou veículo doado por uma empresa de segurança, e agora se prepara para o caso de ter de usá-lo em ações especiais.

Os policiais treinam várias vezes sobre como agir em ataque e defesa utilizando o blindado.

O grupo de operações especiais da Polícia Civil foi criado no dia 27 de agosto de 1990.

A primeira missão dada foi elucidar o sequestro da filha de um empresário da Capital. O Garras cuidou da negociação com os bandidos e da investigação que localizou onde era o cativeiro. A garota foi libertada, sem que fosse necessário pagar o resgate. Toda a quadrilha foi presa.

O coordenador de operações do grupo, Roberto Medina Filho, integra o Garras desde sua fundação. Ele explica que a delegacia é dividida em grupo de investigação e grupo de operações.

São 30 investigadores e dois delegados (atualmente, Ivan Barreira e Rodrigo Yassaka). "O Garras planeja e executa as atividades de operações especiais em todo o Estado, envolvendo a repressão a roubos de bancos e sequestro", explica.

Medina relembra o período difícil, entre 1996 e 2001, quando várias quadrilhas formaram uma onda de assaltos a bancos no Estado. Todos os bandidos foram presos. Ele também cita o assassinato da prefeita de Mundo Novo, Dorcelina Folador, em outubro de 1999.

O Garras liderou a força-tarefa que prendeu os seis envolvidos. A missão foi designada pelo governador do Estado.

Recentemente, os policiais também estiveram envolvidos na ação que prendeu uma quadrilha de assalto a banco que agia no Estado e em Mato Grosso. Foram doze dias de cerco aos bandidos, que foram presos em Mineiros (GO).

Operações

Nos siga no Google Notícias