ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Governador assina projeto que amplia vagas para negros em concursos em MS

Nyelder Rodrigues | 21/06/2016 20:34
Reinaldo ressaltou a importância de tais medidas para promover a igualdade social no Estado (Foto: Divulgação/Chico Ribeiro)
Reinaldo ressaltou a importância de tais medidas para promover a igualdade social no Estado (Foto: Divulgação/Chico Ribeiro)

Foi assinado nesta terça-feira (21) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) o projeto de lei que amplia de 10% para 20% o percentual de vagas que devem ser destinados para negros em concursos públicos do Executivo Estadual. A mudança foi feita para que o Estado se adapte aos parâmetros federais.

Para isso, foi alterada a lei estadual 3.594, de 10 de dezembro de 2008. "Encaminhamos o projeto de lei para a Assembleia Legislativa e, com o apoio dos deputados e deputadas, vamos conseguir ampliar as oportunidades para que toda a comunidade negra tenha mais possibilidade de acesso ao serviço público. Isso é cidadania", frisa Reinaldo.

Dados do Censo de 2010, feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que dos 3.035.122 habitantes de Mato Grosso do Sul, 1.820.597 se autodeclararam pretos e pardos - o grupo beneficiado pelo sistema de cotas.

A solenidade de assinatura foi realizada no auditório da governadoria, em Campo Grande. Durante o evento, o governador afirmou que a luta para que não haja nenhum tipo de discriminação, oportunizando uma vivência em plenitude, deve ser permanente. A ampliação de vagas também foi elogiada pelo deputado Amarildo Cruz (PT), que representou a Assembleia.

"Com certeza é um avanço dentro das políticas de cotas, o que possibilitará ainda mais o acesso ao serviço público e a subtração de uma dívida histórica para com os negros do Brasil", ressalta o subsecretário de Políticas Públicas para Promoção da igualde Racial e Cidadania, Carlos Versoza. A pasta dele é ligada à Sedhast.

Já para o representante do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Ilacir Galvão, o momento destaca e permite avanços nas políticas de cotas e não causam nenhum tipo de privilégio. "Muitas pessoas acreditam em privilégio, mas considero o ato como uma reparação e oportunização, dentro de um prazo pré-estabelecido, para a igualidade", destaca.

Nos siga no Google Notícias