ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Governo empossa 200 novos agentes penitenciários até sexta-feira

Os servidores foram formados em fevereiro e já atenderão às duas novas unidades prisionais do Estado

Lucas Junot | 16/05/2017 16:16
Carceragem do DP de Carrapó, agora sob responsabilidade da Agepen e não mais a Polícia Civil (Foto: Divulgação)
Carceragem do DP de Carrapó, agora sob responsabilidade da Agepen e não mais a Polícia Civil (Foto: Divulgação)

Os 200 novos agentes penitenciários formados em fevereiro deste ano começaram a tomar posse nesta terça-feira (16), no quadro funcional da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). As nomeações serão concluídas até sexta feira (19), com a inclusão para atuação nas áreas de segurança e custódia, administração e finanças e assistência e perícia.

Conforme quadro de vagas divulgado pela Agepen no Diário Oficial desta terça-feira (16), o maior número de servidores será lotado em Campo Grande, representando 49 do total. Entre os locais de lotação disponibilizados, a agência penitenciária informou que os agentes designados para atuar em Caarapó e Ivinhema entrarão em exercício em unidades prisionais próximas de seu domicílio, até que sejam instalados os dois novos presídios.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, a inclusão dos novos agentes penitenciários representa o compromisso do Governo do Estado para com a sociedade em aprimorar os serviços prestados, dando ênfase à qualidade dos atendimentos relacionados ao sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul.

Decreto assinado pelo governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), e publicado nesta terça-feira (16) no Diário Oficial do Estado oficializa o repasse da administração das carceragens de duas delegacias do interior, em Caarapó e Ivinhema, da Polícia Civil para a Agepen (Agência Estadual de Administração Penitenciária).

Segundo o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, com a publicação dos textos, o conjunto de celas das delegacias locais passa a ser classificado como ‘estabelecimentos penais’, seguindo normas e organização adotadas pela agência reguladora dos presídios no Estado.

“Passam a funcionar como presídios, com agentes penitenciários atuando no controle de presos e liberando policiais para fazerem seus trabalhos habituais”, disse Barbosa, ao Campo Grande News.

Reformas estruturais estão previstas e o governo espera que a conclusão do repasse ocorre até o início do próximo mês, quando os novos agentes penitenciários concursados serão incorporados aos quadros da Agepen.

Nos siga no Google Notícias