ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Governo estuda convocar PMs de folga para suprir deficit no efetivo

O pedido de ampliação na carga horária dos policiais partiu do comando-geral, será remunerada e não tem data para começar

Geisy Garnes | 24/04/2018 14:50
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira (Foto: Marina Pacheco)
Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira (Foto: Marina Pacheco)

A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) estuda uma maneira de convocar policiais militares de folga para suprir o deficit no efetivo de Mato Grosso do Sul. O pedido de ampliação na carga horária remunerada para os policiais partiu do Comando-Geral da Corporação, que hoje trabalha com cerca de 6 mil militares em todo do Estado.

Durante cerimônia de entrega da Medalha Tiradentes, que aconteceu na manhã desta terça-feira (24) no Centro de Eventos Albano Franco, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, explicou que a “nova” escala de plantão foi um pedido do comando da Polícia Militar, como solução paliativa para a falta de policiais nas ruas e agora está sendo estudada pela secretaria.

Segundo o coronel Waldir Ribeiro Acosta, comandante da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), hoje o estado trabalha com um deficit de pelo menos 3 mil militares.

Para amenizar o problema, o Governo do Estado já autorizou concurso público - que esse ano deve preencher 450 vagas para soldados e oficiais. “A intenção é liberar cerca de 500 vagas por ano, até suprir a falta de policiais no Estado”.

Enquanto isso, no entanto, o comando tenta a liberação para que policiais possam trabalhar nos dias de folga, de forma remunerada. Segundo Videira, os militares cumprem uma carga horário de 24 horas para folgarem 72. Com a convocação aprovada, eles teriam que trabalhar em dias e horários pré-determinados. “Isso aconteceria em horários críticos e não 12 horas seguidas, por exemplo”, defende o secretário.

O impasse no entanto, é o aumento na folha de pagamento para o Estado. A reportagem, o secretário explicou que os gastos de Mato Grosso do Sul estão no limite da lei de responsabilidade fiscal - que determina o controle dos gastos do estados conforme à capacidade de arrecadação de tributos - e a medida ultrapassaria o valor.

Por isso, confirme Videira, o estudo feito pela secretaria visa analisar a convocação dos policiais e também a melhor maneira de se fazer isso. Para a ACS (Associação e Centro Social dos Policiais Militares e Bombeiros Militares de Mato Grosso do Sul), a medida é insustentável.

“Nossos policiais têm uma escalada apertada, uma demanda muito grande de serviço, em todas as áreas que eles trabalham e por isso nos posicionamos contra”, reforçou o presidente da associação, o cabo Mario Sérgio Flores do Couto.

Medalha Tiradentes - Como reverência ao patrono das polícias militar e civil do Brasil e mártir da inconfidência mineira, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, personalidades e policiais que se destacaram durante o ano receberam honraria na manhã desta terça-feira (24) em Campo Grande.

Foram homenageadas 156 personalidades, dessas 111 oficiais e praças da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que no último ano prestaram relevantes serviços à corporação.

Evento aconteceu nesta manhã, no Centro de Eventos Albano Franco (Foto: Polícia Militar)
Evento aconteceu nesta manhã, no Centro de Eventos Albano Franco (Foto: Polícia Militar)
Nos siga no Google Notícias