ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Governo estuda decretar emergência por estragos de chuva recorde

Priscilla Peres e Leonardo Rocha | 02/12/2015 10:51
Na área rural de Iguatemi até tratores atolam em estradas de terra. (Foto: Ramao Lino Guerreiro da Defesa Civil)
Na área rural de Iguatemi até tratores atolam em estradas de terra. (Foto: Ramao Lino Guerreiro da Defesa Civil)
Nem mesmo o ônibus escolar consegue chegar ao destino em Iguatemi. (Foto: Ramao Lino Guerreiro da Defesa Civil)
Nem mesmo o ônibus escolar consegue chegar ao destino em Iguatemi. (Foto: Ramao Lino Guerreiro da Defesa Civil)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse hoje que estuda decretar situação de emergência estadual por causa dos estragos da chuva. Até agora, 14 municípios já oficializaram o decreto, quatro formalizaram hoje.

Em entrevista durante lançamento do policiamento do final do ano, Reinaldo afirmou que a ideia está sendo conversada com a Defesa Civil e demais secretarias."O objetivo é poder ajudar melhor as cidades que estão em situação de emergência", ressaltou.

Ele informou ainda que equipes das secretarias estaduais estão atuando nos dez municípios em emergência e estuda a possibilidade do decreto para que possa ter mais capacidade do ponto de vista jurídico para reparar os danos.

"Já existem investimentos em pontes nessas regiões, mas que algumas são rodovias municipais. Então precisa de uma condição jurídica diferente pra poder atuar", ressaltou

Decreto - Hoje subiu para 14 o número de cidades em situação de emergência. São elas: Tacuru, Naviraí, Coronel Sapucaia, Amambai, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Iguatemi, Novo Horizonte do Sul e Juti, Aral Moreira,Eldorado, Itaquirai e Japorã.

Os municípios afetados pela chuva são 15, entre eles Iguatemi que ainda não decretou emergência mas enfrenta muitas dificuldades, principalmente na área rual onde até tratores atolam na lama formada pela chuva.

Por lá ainda a ponte sobre o Rio Jogui fica na MS-295, km 40, também foi danificada. Até o momento foram detectadas 40 pontes municipais destruídas pela chuva, e outras 21 danificadas. Entre as pontes estaduais, duas danificadas e uma destruída.

(Matéria atualizada às 11h10 para acréscimo de informações)

Nos siga no Google Notícias