ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Governo veta projeto que previa ações contra violência nas escolas

Justificativa é que medida invade a competência exclusiva do Executivo estadual

Mayara Bueno | 04/09/2018 09:19
Estudantes ao chegar em escola estadual em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm/Arquivo).
Estudantes ao chegar em escola estadual em Campo Grande. (Foto: Saul Schramm/Arquivo).

O Governo de Mato Grosso do Sul vetou o projeto de lei que previa medidas de proteção aos servidores nas escolas estaduais, em caso de violência. A proposta havia sido aprovada na Assembleia Legislativa do Estado.

Segundo o Diário Oficial do Estado desta terça-feira (dia 4), embora "louvável", o projeto interfere na atribuição do Executivo por tratar do funcionalismo público.

"Insere-se na iniciativa do Governador do Estado as leis que disponham sobre o regime jurídico dos servidores públicos do Estado e sobre a criação, a estrutura e as atribuições das Secretarias e dos órgãos da administração pública".

Entre as medidas que estavam previstas, seminários e debates sobre o tema, assim como ações imediatas em caso de agressões e ameaças feitas por alunos.

Também seria montada uma equipe multidisciplinar na Secretaria de Educação, para mediar os conflitos nas escolas, com o devido apoio e acompanhamento para quer for vítima de violência. A proposta ainda previa um espaço online para que os servidores possam denunciar as agressões e ameaças.

Em caso de agressão, a chefia iria acionar a Polícia Militar para registrar o ocorrido, encaminhar o servidor para atendimento médico, assim como comunicar os responsáveis dos alunos e o Conselho Tutelar.

Para vítima, a ideia é que fosse dada a possibilidade de mudar de turno ou local de trabalho, assim como opção de afastamento se desejasse.

O governo justifica, ainda, que existe regimento escolar, aplicável em "toda a rede de ensino". "Dispõe de seção própria que disciplina o comportamento dos seus alunos e das atribuições dos gestores escolares".

Neste documento há deveres e proibições direcionadas aos alunos, além das punições previstas. Ou seja, contempla o que a lei previa. O regimento prevê também que os gestores devem comunicar à polícia e o Conselho Tutelar, caso a conduta do estudante configure ato infracional.

O deputado Maurício Picarelli (PSDB), autor da medida, havia justificado a proposta em virtude dos casos de agressão cometidos por estudantes, especialmente contra professores.

O veto vai ser encaminhado à casa de leis, que vai analisar se o derruba ou mantém. Neste último caso, a proposta será arquivada.

Nos siga no Google Notícias