ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Empreendimentos podem causar danos irreparáveis ao Pantanal, aponta MP

Francisco Júnior | 07/06/2011 10:59

Podem ser instalados no Pantanal 114 empreendimentos

O MPF (Ministério Público Federal) e o MPE (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recomendaram ao Ministério do Meio Ambiente a suspensão dos licenciamentos ambientais de empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Alto Paraguai até que seja realizado estudo que avalie impacto cumulativo de usinas e pequenas centrais.

Caso sejam instalados os 114 empreendimentos os previstos na região, “o hidrograma geral da cheia pantaneira e outros parâmetros de relevante importância para o equilíbrio ambiental exercido pelo Pantanal possam ser alterados”. Os impactos atingem potencialmente regiões em outros países, como Bolívia e Paraguai.

Para o MPF é necessário a realização de Avaliação Ambiental Estratégica na Bacia do Alto Paraguai, com o objetivo de mensurar os impactos ambientais decorrentes da exploração intensiva do potencial hidrelétrico no planalto que circunda a planície pantaneira.

A suspensão dos licenciamentos ambientais em Mato Grosso do Sul e Mato grosso justifica-se pela necessidade de interromper a expansão dos empreendimentos antes que danos mais graves sejam causados ao pantanal.

A Bacia Hidrográfica do Paraná, da qual faz parte a Sub-Bacia do Alto Paraguai, é a mais explorada do país para geração de energia, com índice de utilização de 73% em relação ao potencial inventariado.

As medidas determinadas pelo MPE e MPF objetivam estabelecer os limites de sustentabilidade ambiental da exploração do potencial energético da Bacia, assegurando a preservação do bioma pantaneiro, classificado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera.

Foram expedidas recomendações para o Ministério do Meio Ambiente, Ibama e os órgãos ambientais de Mato Grosso do Sul (Imasul) e Mato Grosso (Sema). O acatamento da recomendação deve ser comunicado em até 45 dias.

Nos siga no Google Notícias