ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Homem é autuado após infestação de piolhos no Centro

Redação | 07/05/2010 09:16

Com o risco de receber multa entre R$ 100 e 15 mil, morador da avenida Noroeste foi autuado pela prefeitura e responderá a processo administrativo sanitário. Seu crime: alimentar em frente a sua casa pombos que habitam a região central de Campo Grande.

Na casa dele, a esposa atende quem bate a porta, mas evita maiores comentários sobre o caso. Sem se identificar, ela diz apenas que o marido passou por uma cirurgia e não pode falar com a imprensa. "Mas ele parou de alimentar os pombos", garantiu.

De acordo com o Diário Oficial do Município, o homem deixou de atender recomendações feitas em setembro do ano passado, que "determinavam a adoção de medidas para eliminação do incômodo e insalubridade, bem como o risco de disseminação de doenças oriundas da permanência da grande quantidade de pombos na região proporcionada pela oferta diária e sistemática de alimentos às aves colocadas em via pública".

Segundo a bióloga Silvia Barbosa, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), são mais de 300 pombos que diariamente são alimentados com milho deixado na calçada. Os ninhos são feitos nas casas vizinhas, inclusive um restaurante próximo.

"Fomos a uma casa e a infestação de piolhos é enorme. Eles subiam pela parede. E os pombos os carregam em seu corpo e nos ninhos. Tanto o piolho quanto os microorganismos disseminados transmitem doenças e causam alergias respiratórias", explica a bióloga.

Na autuação, a prefeitura deixa claro que a superpopulação de pombos

Nos siga no Google Notícias