A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

06/12/2013 09:07

Hospitais filantrópicos pedem ajuda do Governo para quitar 13º em MS

Mariana Lopes
Reunião sobre os hospitais beneficentes de MS discutiu 13º salário de fucnionários (Foto: Pedro Peralta)Reunião sobre os hospitais beneficentes de MS discutiu 13º salário de fucnionários (Foto: Pedro Peralta)

Uma das principais pautas da reunião sobre os hospitais beneficentes de Mato Grosso do Sul, realizada na tarde de quinta-feira (5), no anfiteatro da Santa Casa, em Campo Grande, foi o 13º salário dos funcionários das entidades filantrópicas de saúde do interior do Estado.

Segundo o vice-presidente da Febesul (Federação das Instituições Filantrópicas e Beneficentes de Mato Grosso do Sul), Eliezer Branquinho, um comitê foi até a Governadoria, na manhã de ontem, e solicitou uma reunião com o governador André Puccinelli para pedir ajuda no pagamento.

De imediato, a solicitação é para ser firmado um convênio apenas para pagar o 13º salário dos funcionários, de acordo com Eliezer. A Febesul irá pedir que o dinheiro seja repassado até o dia 20 deste mês, para não atrasar o pagamento.

Um dos motivos que agrava a falta de dinheiro nos hospitais beneficentes do Estado é o convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde), cujo repasse é muito baixo, segundo o vice-presidente.

Ele explica que a tabela do SUS tem uma defasagem de 40%. “As despesas aumentam com a inflação, na conta de água, luz, manutenção dos equipamentos, compra de medicamentos, então, como não temos dinheiro, acaba gerando dívida, e temos que apelar para empréstimos”, comenta Eliezer.

Também estavam presentes no evento o diretor-secratário da ABCG, Esacheu Buennas, o presidente da ABCG, Wilson Teslenco, o superintendente da ABCG, Geraldo Justo, a presidente da Febesul, Rosa Vilas Boas, e o representante da Secretaria Estadual de Saúde, Nélio Sérgio Laureano.

 

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions