ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Ibama treina 185 agentes ambientais voluntários para MS

Redação | 09/10/2009 14:50

O Ibama (Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) iniciou hoje, às 8 horas, o treinamento de agentes voluntários, que atuarão na prevenção e educação ambiental em Mato Grosso do Sul. Ao todo, 185 pessoas passarão por cinco cursos ao longo dos meses de outubro e novembro.

Os agentes ambientais voluntários que vão receber treinamento são de associações, sindicatos, organizações comunitárias, indígenas e de organizações não governamentais da Bacia do Alto Paraguai, a região mais preservada do ecossistema pantaneiro.

Para o superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, David Lourenço, o objetivo desta qualificação é trabalhar com as populações e ecossistemas mais vulneráveis às agressões ambientais.

O primeiro curso é no assentamento Santa Mônica, no loteamento Emerson Rodrigues, em Terenos. Os outros quatro cursos serão realizados em áreas indígenas, assentamentos e em áreas próximas a unidades de conservação.

São cursos com duração de sete dias ministrados por analistas ambientais do quadro regular do Ibama. O treinamento visa repassar para cada um dos agentes noções de legislação ambiental, manejo de flora, fauna e pesca, tratamento de lixo e resíduos.

Depois de treinados, os agentes ambientais voluntários vão apresentar projetos e programas de ação a partir do aprendizado e após uma análise de 90 dias vão ser credenciados pelo Ibama para agir.

Nos siga no Google Notícias