ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Igreja de padre detido repudia desocupação de invasores

Redação | 24/10/2010 12:40

A Icab (Igreja Católica Apostólica Brasileira) enviou nota de repúdio sobre a maneira como as pessoas que invadiram o ginásio poliesportivo do bairro Vida Nova, em Campo Grande, foram retiradas do local na última sexta-feira (22). A informação é do padre Wender Vital, integrante da denominação.

Conforme o padre, os policiais da Cigcoe (Companhia Independente de Gerenciamento de Crises e Operações) agiram com agressividade desnecessária. Ele adianta que bispos de diversas regiões do Brasil deverão se reunir ainda nesta semana para discutir o ocorrido e a prisão do padre Roberto Barbosa, que mediava a negociação, durante o conflito entre invasores e policiais.

Após a saída das famílias que haviam ocupado irregularmente as casas do Residencial Iguatemi, o padre Roberto Barbosa acompanhou o acampamento no terreno vizinho.

O padre Wender explica que Barbosa não apoiou a invasão, mas "a luta dessas pessoas por um local para morar". Segundo ele, a Igreja Católica Apostólica Brasileira tem como lema "Deus, terra e liberdade", por isso defende aqueles que ainda não têm o seu espaço.

O padre destaca que a igreja vai contestar a retirada das mais de duas mil pessoas do ginásio. "Nós defendemos a terra para os pobres. Sempre estamos ao lado dessas pessoas mais oprimidas da sociedade".

Ele reclama ainda das "autoridades públicas" e acusa de não terem dialogado para buscar a melhor forma de resolver o problema.

Sacerdócio - Wender Vital esclareceu que o mal entendido em questionar o título de padre de Barbosa foi devido à igreja não ser católica romana, mas sim a brasileira.

"A nossa igreja existe em mais de 60 países e possui no Brasil mais de 2,5 milhões de fieis", disse o padre. Uma das diferenças com a igreja católica romana, segundo o padre, é que não há castidade obrigatória e muitos padres são casados.

Nos siga no Google Notícias