A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

11/12/2014 15:53

Imunidade da população livra Estado de enfrentar nova epidemia de dengue

Ricardo Campos Jr.
Cuidados, como evitar manter água parada, devem ser mantidos mesmo com número de notificações de dengue abaixo do registrado em 2013. (Foto: Marcos ErmóiCuidados, como evitar manter água parada, devem ser mantidos mesmo com número de notificações de dengue abaixo do registrado em 2013. (Foto: Marcos Ermói

Mesmo com o alto índice de proliferação do mosquito Aedes aegypti em Mato Grosso do Sul, a quantidade de casos de dengue no estado mantém-se abaixo do registrado em anos anteriores. Dados da Secretaria Estadual de Saúde revelam que até o momento foram notificados em torno de 8,8 mil casos da doença, menor número desde 2010. Para o infectologista Rivaldo Venâncio, a explicação pode estar da imunidade criada entre os habitantes.

“Muito provavelmente o sorotipo do vírus circulante ainda é o mesmo ou são os mesmos das epidemias passadas”, explica. A dengue tem basicamente quatro tipos de vírus, todos podem causar efeitos graves. Quando uma pessoa é infectada por um deles, adquire defesas e só voltará a ficar doente se for contaminada por outro sorotipo.

No entanto, conforme explica Venâncio, quanto mais a população é renovada, aumenta gradativamente o número de pessoas não imunes a algum desses tipos, de forma que um novo surto pode ocorrer a qualquer momento. “A população têm muitos anticorpos contra os sorotipos um, dois e quatro. Quanto ao sorotipo três, a última epidemia foi em 2007”, explica.

Isso quer dizer que apesar do baixo número de casos, as pessoas devem continuar tomando as medidas para evitar o contágio. “Os sorotipos circulam em outros lugares do Brasil. Alguém pode viajar e trazer o vírus para o estado”, relata.

Mato Grosso do Sul enfrentou epidemia da doença em 2013, com 102 mil casos, e 2010, com 82 mil, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions