A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

26/07/2009 09:52

Índice de motociclistas mortos sobe como epidemia

Redação

Dados do Ministério da Saúde confirmam que motociclistas passaram a liderar o ranking de mortes em 12 estados brasileiros, entre eles Mato Grosso do Sul, e os óbitos crescem em percentual bem acima dos envolvendo outros veículos e os atropelamentos.

A epidemia de vítimas fatais em motos, já rotina no Estado, superou as mortes de pedestres que se estabilizaram nos últimos 8 anos, segundo o levantamento.

Entre motociclitas, o índice de óbitos aumentou 131% em relação a 2001, enquanto que em carros o crescimento foi de apenas 30%.

Em 2005, a frota de motos em Mato Grosso do Sul era de 114 mil, em 2009 o número já é quase o dobro - 212 mil, o que indica uma das causas do problema.

Outro levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito aponta que em 2008 a diferença de mortes envolvendo as duas categorias nunca foi tão pequena no Brasil.

A realidade nacional se diferencia da capital sul-mato-grossense, onde a diferença entre as duas categorias é grande há, pelo menos, 3 anos.

Em 2007, em acidentes com motos, 40 morreram no local. No mesmo ano foram 11 pedestres mortos no trânsito.

Em 2008, 34 motociclistas morreram e 14 pessoas atropeladas na Capital não sobreviveram.

No primeiro semestre deste ano, oito pessoas já morreram atropeladas e 14 motociclistas integram as estatísticas de vítimas fatais.

Para a diretora do departamento de análise de situação de saúde do governo federal, Deborah Malta, o aumento contínuo de mortes de motociclistas atingiu "curva epidêmica".

Dados do SUS (Sistema

IFMS oferece 200 vagas para cursos técnicos e inscrições findam em janeiro
Interessados em realizar cursos técnicos podem participar de seleção no IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). São oferecidas 200 vagas na m...
Aplicativo enviará à CGU denúncias de agressão e discriminação a pessoas LGBTI+
O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União recebe, a partir de hoje (18), denúncias feitas pelo aplicativo TODXS, relativas à discr...
TSE: regras eleitorais deixam dúvidas sobre fake news e autofinanciamento
O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (18), por unanimidade, as 10 resoluções que irão regular as eleições de 2018, mas ainda ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions