ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Índios cobram que terras sejam identificadas até julho

Redação | 06/05/2009 08:08

Acampados em Brasília, índios de Mato Grosso do Sul cobraram que as áreas indígenas sejam identificadas até o dia 30 de julho. "Acabou a paciência, o momento é este", afirmou Ramon Terena sobre a expectativa de que o governo cumpra os processos demarcatórios de terra indígenas em diversas regiões do país.

Ontem, o Acampamento Terra Livre, que reúne 113 povos indígenas, foi visitado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, e pelo presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira.

Conforme a Agência Brasil, o ministro garantiu que dará continuidade à publicação das portarias declaratórias, que inicia o processo de demarcação. Segundo Genro, já foram feitas 29 portarias para a demarcação de terras indígenas e há grupos de trabalho fazendo estudo para novas demarcações. "Nós vamos continuar fazendo demarcações".

O ministro da Justiça admitiu que existe um "processo de resistência dos tribunais" contra as demarcações. Tarso Genro também garantiu às lideranças indígenas que caso haja "qualquer equívoco na Polícia Federal [no tratamento de conflitos envolvendo povos indígenas] é um desvio de conduta. Não é uma determinação", afirmou.

As lideranças indígenas entregaram a Tarso Genro uma carta com uma série de reivindicações.

A demarcação de terra indígena em Mato Grosso do Sul foi acordada por meio de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) em 2007.

No ano passado, a Funai publicou as portarias determinando os estudos antropológicos em 26 municípios. As vistorias enfrentam resistência dos produtores rurais, que podem perder a posse da terra.

Nos siga no Google Notícias