INSS suspende contrato com a Crefisa após denúncias de irregularidades
Decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira após reclamações de beneficiários
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) determinou a suspensão cautelar dos contratos firmados com a financeira Crefisa, responsável pelo pagamento de aposentadorias e pensões em grande parte do país.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
INSS suspende contratos com a Crefisa após denúncias de irregularidades. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, afeta o pagamento de aposentadorias e pensões em grande parte do país. Beneficiários relataram atrasos e recusas nos pagamentos, coação para abertura de contas e venda casada de produtos. Irregularidades como portabilidades não autorizadas e falta de estrutura nas agências também foram apontadas. O INSS afirmou que a suspensão visa cessar as irregularidades e proteger os segurados. A Crefisa venceu a maior parte dos lotes da folha de pagamento do INSS no ano passado.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (21) e ocorre após uma série de denúncias de irregularidades.
Entre os problemas relatados estão atrasos e recusas no pagamento de benefícios, coação para abertura de contas, venda casada de produtos, portabilidades não autorizadas e falta de estrutura nas agências, como longas filas, ausência de caixas eletrônicos e espaços inadequados.
As queixas foram formalizadas por beneficiários em agências da Previdência e na Ouvidoria do INSS, além de ofícios enviados por Procons, Ministério Público Federal e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
A Crefisa venceu, no ano passado, 25 dos 26 lotes no leilão da folha de pagamento do INSS, mas, segundo o Instituto, não cumpriu normas previstas em contrato. “A suspensão foi necessária para cessar as irregularidades e salvaguardar o interesse público”, informou o órgão em nota.
O INSS ressaltou ainda que não pactua com práticas que gerem constrangimento ou prejudiquem pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A transparência e a segurança no atendimento são princípios irrenunciáveis na relação com os segurados”, destacou. A reportagem entrou em contato com a Crefisa por e-mail e aguarda retorno.
No dia 12 deste mês, o INSS já havia suspendido o contrato com o Banco Agibank S.A., instituição responsável pelo pagamento de pensões e aposentadorias, para apurar denúncias de “graves violações” ao contrato de prestação de serviços.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.