ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Índios do Paraguai entram livremente pela fronteira

Redação | 19/05/2009 14:52

Índios do Paraguai entram livremente pela fronteira seca com o Brasil, via Mato Grosso do Sul. Sem dificuldades, eles se instalam em aldeias, como a Porto Lindo, localizada no extremo sul do Estado. Para o cacique guarani Bento Hara, seguidos dos índios paraguaios, chegam também problemas como alcoolismo, drogas e ações criminosas.

Segundo Hara, a aldeia é composta por 2.655 famílias, algo em torno de 5 mil pessoas. Do total, aproximadamente 300 são índios vindos do Paraguai.

"Eles que trouxeram coisas ruins", completa o cacique, citando crimes, álcool e drogas. Conforme Hara, há dez anos começou a se observar a presença mais frenquente dos índios do Paraguai.

O cacique afirma que lideranças antigas permitiram a entrada de indígenas do país vizinho.

Já procurador do MPF (Ministério Público Federal) Marco Antônio Delfino de Almeida, explica que a convenção 169 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata questões indígenas, permite esta entrada no Brasil. O artigo 32 do acordo, que tem poder de lei, prevê a cooperação através das fronteiras.

"Os governos deverão adotar medidas apropriadas, inclusive mediante acordos internacionais, para facilitar os contatos e a cooperação entre povos indígenas e tribais através das fronteiras, inclusive, as atividades nas áreas econômica, social, cultural, espiritual e do meio ambiente", diz o texto.

O procurador pontua que isso também ocorre na Amazônia e que em Mato Grosso do Sul fica ainda mais fácil ocorrer porque não existem limites naturais definidos, como rios, por exemplo.

Um policial, que não quis se identificar, afirma que a presença de índios do Paraguai entre os brasileiros compromete investigações relacionadas a questões indígenas.

Ele esclarece que, muitas vezes, os próprios indígenas de Mato Grosso do Sul expulsam os paraguaios porque cometeram delitos em aldeias. "Mas eles ficam perambulando por aqui", revela o policial que atua na fronteira.

Segundo o policial, os índios paraguaios se instalam também em aldeias de Coronel Sapucaia e Amambai. "Eles chegam atraídos por benefícios do governo brasileiro", conclui, como a entrega de cestas básicas e a assistência médica, o que também ocorrem com a população não-índia, na fronteira com MS.

O procurador enfatiza que, embora exista o acordo, isso não dá o direito de cometer irregularidades no Estado. "Uma coisa é ocorrer a passagem (para MS) e outra é o crime", finaliza.

Com 100% dos suicídios e 70% dos assassinatos, Mato Grosso do Sul liderou as estatísticas nacionais do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) sobre a violência contra os povos indígenas em 2008.

Conforme o relatório, o Estado registrou 34 suicídios e 42 dos 60 assassinatos contabilizados em todo país. No cenário das mortes violentas, os guaranis são os mais atingidos, povo que vive na fronteira com o Paraguai.

Nos siga no Google Notícias