ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Inmetro ajuda no cumprimento da lei de acessibilidade

Redação | 10/07/2009 14:35

Dia 16 de junho, começa a vigorar a lei federal a qual estabelece que todos os ônibus coletivos fabricados a partir de 1996 devem estar adaptados para receber pessoas portadoras de deficiência física.

Para garantir a uniformização desta adaptação a AEM (Agência Estadual de Metrologia), órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), em parceria com o Ministério da Justiça, está desenvolvendo o papel de certificador dos estabelecimentos para inspeção veicular.

Nestas empresas os veículos são colocados nos moldes corretos para que o cidadão portador de deficiência tenha seu direito de ir e vir assegurados, com qualidade, segurança e autonomia, como está estabelecido na Constituição Federal.

"Muito se fala em cidadania, mas pouco se atua nesta área, são passos como estes assistidos por lei e regulamentos por decreto que coloca o nosso país em exercício pleno da democracia", comenta Ademir Oshiro, o diretor presidente da AEM MS.

A Agência também foi delegada à função de elaborar normas técnicas e desenvolver o Programa de Avaliação da Conformidade para acessibilidade nos transportes coletivos.

Os ônibus interestaduais têm um prazo maior para se adaptar, até junho do ano que vem. Para as embarcações, o prazo é até janeiro de 2013.

Nos siga no Google Notícias