ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Inmetro alerta sobre brinquedos para o Dia das Crianças

Redação | 04/10/2010 07:20

Segurança é a palavra-chave na hora de comprar brinquedos para o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12. A advertência foi feita pelo diretor substituto de Qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), Paulo Coscarelli.

A primeira dica importante do órgão, vinculado ao MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), é que os pais procurem sempre pontos de venda legalmente estabelecidos. O Inmetro lembra que o comércio informal oferece, muitas vezes, produtos semelhantes aos comercializados em estabelecimentos legais e com preços atrativos, mais baixos.

"A questão é que esses produtos vendidos no comércio informal muitas vezes são irregulares. São produtos que não passaram pelo processo de certificação, ao qual o brinquedo, obrigatoriamente, tem que passar para ser comercializado no Brasil", disse Coscarelli. Ele alertou que quando o brinquedo não passa por esse processo, pode oferecer sérios riscos à segurança da criança.

Entre esses riscos, citou tintas com concentrações de chumbo, cádmio e outros metais pesados acima do limite permitido pelo regulamento, pontas e bordas cortantes que podem ferir a criança durante o uso do brinquedo e emissão de ruídos acima do permitido pela legislação.

Dentro das lojas, os pais devem procurar produtos que tenham o selo de identificação da conformidade na embalagem do brinquedo, que contém a marca do Inmetro e do organismo acreditado pelo instituto responsável pela certificação. "Essa é a grande evidência que o consumidor pode ter de que aquele brinquedo passou pelo processo de certificação, foi submetido a ensaios e que, portanto, oferece o grau adequado de confiança de que é seguro para ser utilizado pela criança".

Os pontos de venda legais fornecem aos pais a nota fiscal. "

Nos siga no Google Notícias