A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 26 de Março de 2017

13/03/2015 11:18

"Ônibus da Saúde" leva exames preventivos contra o câncer à Douradina

Flávia Lima
Profissionais que atuam no ônibus também encaminham pacientes para o SUS. (Foto:Divulgação)Profissionais que atuam no ônibus também encaminham pacientes para o SUS. (Foto:Divulgação)

O município de Douradina, distante 197 quilômetros da Capital recebe no próximo sábado (21), o "Ônibus da Saúde", que integra o programa de prevenção da Cassems. O veículo é a maior estrutura móvel de prevenção ao câncer do país. Equipado com sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias, além de uma equipe de médicos, a unidade móvel estará estacionada, a partir das 7h30, em frente ao Centro de Saúde Firmo Inácio da Silva, na Rua Domingues da Silva, 1179, esquina com a Rua José Vitorino da Silva.

O objetivo do programa é levar procedimentos que a população do interior de Mato Grosso do Sul não tem acesso. Um dos focos de prevenção deste programa é o câncer de colo de útero, que tem um percentual grande de cura caso seja diagnosticado no início. Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento no ônibus também formaliza uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma.

De acordo com a diretora de Assistência à Saúde da Caixa dos Servidores, Maria Auxiliadora Budib, os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems e pelo Sistema Único de Saúde (SUS) municipal, que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. "Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos", explica Budib.

Homem de 74 anos é morto a tiro em frente de casa por causa de fofoca
Jucelino Antônio Pereira, 74 anos, foi morto com um tiro no ombro, no distrito do Alto Santana, em Paranaíba, distante 422 quilômetros de Campo Grand...
Por rixa antiga, adolescentes matam jovem de 18 anos a facadas
Uma briga acabou em morte na noite de ontem em uma lanchonete de Juti, município a 320 quilômetros de Campo Grande. Willian Santiago Perrengue, de 18...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions