ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Interior

Aeroporto testa segurança para conter sequestro de aviões e ameaça de bombas

Vinícius Squinelo | 21/11/2013 23:48

O aparato de segurança do Aeroporto Internacional de Corumbá foi testado por mais de duas horas na manhã desta quinta-feira (21), durante exercícios simulados de sequestro de avião e de ameaça de bomba. O treinamento garantiu a preparação das forças policiais para o enfrentamento de uma situação semelhante, mas em proporções reais.

Sob o comando da Polícia Federal, todo o cerco policial foi montado para garantir o sucesso da operação. Equipes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também foram mobilizadas, segundo informações do Diário Corumbaense.

O cenário trazia dois sequestradores armados que tomaram um avião [no exercício foi usado um ônibus da Marinha] e fizeram mais de dez reféns. Os bandidos exigiam que a aeronave fosse abastecida para que tivessem condições de fugir e já tinham matado dois reféns.

Até o momento da rendição houve uma intensa negociação. Os sequestradores fizeram uma série de exigências e à medida que eram atendidos foram libertando reféns parcialmente – quatro pessoas foram liberadas. A rendição veio após a garantia de preservação da integridade física e que a Imprensa acompanhasse o momento em que se entregariam para a equipe do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal.

Ainda segundo o Diário Corumbaense, mesmo num exercício de treinamento, a situação foi bastante tensa. No meio das negociações chegou a denúncia que havia uma bomba preparada para explodir o terminal de passageiros do aeroporto. Os agentes do Grupo de Bombas e Explosivos da PF (GBE) fizeram a varredura no local e encontraram o artefato escondido em uma lata de lixo próximo a área de embarque de passageiros. Depois de localizada pelo grupo antibombas, o explosivo foi retirado e detonado.

Esse tipo de exercício simulado é previsto em lei e para aeroportos com o porte do que existe em Corumbá devendo ser realizado a cada dois anos. Considerando todos os voos (regular, táxi aéreo e aviação executiva), o terminal aeroportuário corumbaense tem cerca de 30 mil usuários anuais, contabilizando embarques e desembarques.

Nos siga no Google Notícias