ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Aeroportos de Naviraí e Nova Andradina incluídos em pacote de investimentos

Helio de Freitas, de Dourados | 12/06/2015 16:51
Léo Matos com técnicos da Secretaria de Aviação Civil durante vistoria no aeroporto de Naviraí (Foto: Divulgação)
Léo Matos com técnicos da Secretaria de Aviação Civil durante vistoria no aeroporto de Naviraí (Foto: Divulgação)

Os municípios de Naviraí, a 366 km de Campo Grande, e de Nova Andradina, que fica a 400 km da Capital, podem ser contemplados, em prazo não definido, com investimentos federais para ampliação e modernização de seus aeroportos. As duas cidades receberam equipes da Secretaria de Aviação Civil e podem ser incluídas no pacote de investimentos do Programa de Aviação Regional.

Em Naviraí, integrantes da SAC (Secretaria de Aviação Civil) vistoriaram o Aeroporto Ariosto da Riva como faz parte do projeto de ampliação e modernização do aeródromo.

De acordo com o prefeito Léo Matos (sem partido), que recebeu os técnicos da SAC e da Secretaria Estadual de Infraestrutura, a pista de pouso e decolagem passará de 1.400 metros para 1.650 metros. Segundo ele, o novo aeroporto terá estação de passageiro, unidade do Corpo de Bombeiros, abastecimento e visual noturno (pista iluminada).

Os técnicos vistoriaram as áreas a serem desafetadas pela prefeitura para ampliação da pista. Nesta etapa, segundo Fabricio Alves Correa, técnico da Secretaria Estadual de Infraestrutura, estão sendo providenciados os laudos ambientais. “Viemos tirar alguma dúvidas, fazer ajustes, mas aqui em Naviraí está tudo tranquilo”, afirmou.

O projeto de ampliação do aeroporto de Naviraí está incluído no programa de aviação regional da SAC, responsável pela construção e reforma de 270 aeroportos no interior do país que deverão passar por cinco etapas até a conclusão das obras.

Nova Andradina – O coordenador-geral de Planejamento do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos, Márcio Maffili, confirmou ao prefeito Roberto Hashioka (PMDB) o ingresso de Nova Andradina no pacote de investimentos do Programa de Aviação Regional.

“Foi feito um levantamento de viabilidade técnica do aeroporto de Nova Andradina e um estudo preliminar, que validamos. Agora vamos para última etapa, que é a fase de anteprojeto, de licenciamento ambiental, para a licitação das obras”, afirmou Maffili. A visita também contou com a presença de representantes da Secretaria de Aviação Civil e do Banco do Brasil.

Os recursos serão do Programa de Aviação Regional, anunciado pela presidenta Dilma Rousseff em 2012. “Todas as ações que cabem à prefeitura estamos dispostos a executar. A partir da efetivação desse projeto, nosso município estará estruturado para receber voos regionais, uma demanda antiga da nossa região”, afirmou Hashioka.

Entre as obras a previstas em Nova Andradina estão recuperação, ampliação e alargamento da pista, parque de aeronaves para três posições, terminal com 700 metros quadrados e uma seção contra incêndio.

“A pista está praticamente pronta e a área é excelente. É uma obra muito boa e que não tem problemas de obstáculos. Estamos com um sítio muito bom para fazer as obras complementares, viabilizar a operação do aeroporto e fazer a homologação”, afirmou Márcio Maffili.

Roberto Hashioka e técnicos no aeroporto de Nova Andradina, incluído no pacote de investimentos (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)
Roberto Hashioka e técnicos no aeroporto de Nova Andradina, incluído no pacote de investimentos (Foto: Thiago Odeque/Divulgação)
Nos siga no Google Notícias