ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Agentes buscam documentos de licitações antigas em secretaria

Ricardo Campos Jr. | 03/05/2017 07:58
Carro da Polícia Federal estacionado em frente à Prefeitura de Paranhos nesta quarta (Foto: divulgação)
Carro da Polícia Federal estacionado em frente à Prefeitura de Paranhos nesta quarta (Foto: divulgação)

Policiais federais estão vasculhando o almoxarifado da secretaria de Educação de Paranhos, a 469 quilômetros de Campo Grande, em cumprimento a um dos mandados de busca e apreensão da segunda fase da operação Toque de Midas, desencadeada hoje. Estão sendo procurados documentos antigos de licitações com indícios de irregularidades.

A ação está sendo realizada em parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União). Segundo o órgão, há suspeita de superfaturamento de 367% na compra de livros.

O atual prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni (PSDB), afirma que as fraudes foram cometidas na gestão do antecessor Julio Cesar de Souza (PDT) e a chegada dos policiais no órgão público durante a manhã não surpreende porque “as coisas desandaram um pouco em Paranhos na gestão passada”.

Ele não soube dizer se outros órgãos públicos seriam vistoriados. Segundo a CGU, serão cumpridos ao todo quatro mandados de busca em repartições e estabelecimentos comerciais, sendo três no município do interior e um em Campo Grande, onde uma equipe de agentes está na Planeta ABC Soluções para Educação, localizada na Rua Antônio Maria Coelho.

O Campo Grande News tentou contato com o ex-prefeito Julio Cesar, mas ele não atendeu às ligações.

Toque de Midas - Realizada no mês passado, a primeira etapa da operação apontou prejuízo de R$ 400 mil aos cofres das prefeitura de Paranhos com fraudes na merenda escolar. O nome Toque de Midas faz referência à expressão da mitologia grega, ao simbolizar que o enriquecimento fácil pode se voltar contra o beneficiado.

A CGU constatou irregularidades em dois pregões, realizados em 2015, para aquisição de kits escolares e livros paradidáticos para a rede municipal de ensino de Paranhos, a 469 km da Capital. Dentre as fraudes, estão a manipulação das cotações de preços (com objetivo de elevar o valor de referência da licitação), superfaturamento e sobrepreço.

Em apenas um dos itens dos pregões, a investigação apurou superfaturamento superior a 367% na compra de 1,4 mil livros sobre educação ambiental. Considerando os cerca de R$ 84 mil pagos indevidamente, o valor seria suficiente para adquirir mais de 5,2 mil exemplares ao preço normalmente praticado pelo mercado. Participam da operação dois auditores da CGU e cerca de 30 policiais federais.

Nos siga no Google Notícias