A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

27/12/2017 19:31

Alagada pelas chuvas, Porto Murtinho decreta situação de emergência

Nyelder Rodrigues

A prefeitura de Porto Murtinho - cidade localizada a 431 km de Campo Grande - decretou nesta quarta-feira (27) situação de emergência por causa dos alagamentos que atingem o município e já deixaram mais de 300 pessoas desalojadas, sendo levadas para abrigos ou indo para casa de familiares.

Com o decreto, publicado no Diário Oficial do município de hoje, ficam autorizada a convocação de voluntários para reforçar as ações e que os agentes públicos participam de trabalhos como a entrada em casas para prestar socorro ou determinar pronta evacuação.

Além disso, com o decreto é possível que propriedades particulares sejam usadas pelo Poder Público em caso de iminente perigo público, "assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano".

Segundo o texto no Diário, as áreas afetadas são o bairro Cohab e a região do km 06. Várias casas foram alagadas e a situação de emergência recebeu parecer favorável da Defesa Civil.

Monitoramento - Onze municípios de Mato Grosso do Sul continuam sendo monitorados pela Cedec (Coordenação Estadual da Defesa Civil) por conta do excesso de chuvas que atingiram o Estado nas últimas semanas, sendo a situação mais crítica a verificada em Porto Murtinho.

Ao todo, 63 pessoas estão desabrigadas e foram levadas para abrigos temporários e outras 300 estão desalojadas e foram acolhidas por familiares e amigos na cidade.

"O nível do rio Paraguai está normal, foram as chuvas que causaram o alagamento no bairro Cohab, devido ao sistema de drenagem ser insuficiente, favorecendo o acumulo de água da chuva", afirma o coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, Fábio Santos Coelho Catarineli.

A Cedec também continua monitorando a situação nos municípios de Aquidauana, Miranda e Coxim, onde os rios já entraram na cota de alerta, mas ainda não foram registradas situações de danos para humanos.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions