ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Após chuva, prefeita pede apoio de fazendeiros para recuperar estradas

Maria Viana disse que decreto de situação de emergência facilita serviços, mas falta dinheiro para recuperar cidade e zona rural

Helio de Freitas, de Dourados | 18/01/2016 14:27
Ponte destruída pela chuva em Deodápolis (Foto: Eliton Santos/Impactonews)
Ponte destruída pela chuva em Deodápolis (Foto: Eliton Santos/Impactonews)

Com ruas do perímetro urbano e estradas da zona rural destruídas após as fortes chuvas que atingiram o município nas duas primeiras semanas do ano, a cidade de Deodápolis, a 252 km de Campo Grande, começou no fim de semana a mobilizar equipes para os serviços de recuperação.

A prefeita Maria Viana (PT) disse nesta segunda-feira ao Campo Grande News que a prioridade são os pontos mais críticos das estradas rurais, para garantir a retomada do escoamento da safra agrícola e da produção leiteira. “Na cidade vamos fazer o trabalho paliativo, conforme a disponibilidade de recursos, que são poucos”.

Em busca de cascalho – Segundo ela, no fim de semana a prefeitura recebeu uma máquina do governo do Estado, para ajudar na retirada de pedra para cascalhar as estradas rurais. “Hoje começamos a visitar as propriedades, para pedir apoio dos produtores dispostos a doarem pedra para a recuperação das estradas”.

Maria Viana disse que os estragos, que tinham sido grandes após as chuvas de novembro e dezembro, aumentaram na primeira quinzena de 2016. “Estamos com várias estradas totalmente intransitáveis, com pontes caídas, onde os produtores não conseguem deslocar a produção. Outra preocupação é o transporte escolar, já que as aulas começam em breve”. Pelo menos 15 pontes foram destruídas em Deodápolis.

Apesar de destacar o apoio que recebe do governo do Estado, ela não espera receber logo os recursos para ajudar a prefeitura a recuperar o município. “Sabemos que o processo é muito lento, demora demais para sair o recurso e o município não aguenta esperar. O decreto de emergência permite usar o recurso que temos sem muita burocracia, como a dispensa do processo de licitação, mas o dinheiro é insuficiente”, afirmou Maria Viana.

Ruas intransitáveis – A prefeita disse que no perímetro urbano os estragos provocados pela chuva são grandes, principalmente nas duas avenidas centrais que fazem parte de trechos da MS-376, rodovia que corta a cidade.

“Deodápolis é uma cidade muito mal planejada, sem sistema de drenagem. Toda vez que chove a água cobre as ruas e o asfalto não aguenta”, afirmou Maria Viana.

Ela afirmou que o trecho da rodovia que passa pela cidade também acaba gerando mais despesas para a prefeitura, que faz a manutenção, apesar de ser uma estrada de domínio estadual. “O trânsito de veículos pesados é muito grande, o que danifica ainda mais as avenidas centrais”.

Estrada vicinal ficou intransitável por erosão causada pela chuva neste mês (Foto: Eliton Santos/Impactonews)
Estrada vicinal ficou intransitável por erosão causada pela chuva neste mês (Foto: Eliton Santos/Impactonews)
Nos siga no Google Notícias