ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após mortes, profissionais da saúde de Corumbá são capacitados sobre a H1N1

Bruno Chaves | 19/03/2014 08:10
Capacitação de profissionais acontece até a próxima sexta-feira (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)
Capacitação de profissionais acontece até a próxima sexta-feira (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

Cerca de 300 profissionais da saúde da rede pública de Corumbá – a 419 quilômetros de Campo Grande – iniciaram ontem (18) uma capacitação que discute o protocolo de tratamento da Influenza. O curso chega ao fim na próxima sexta-feira (21).

Só este ano, a Cidade Branca confirmou três óbitos por causa da Gripe A (H1N1). Na capacitação, os profissionais recebem orientações sobre o protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde que define condutas que devem ser adotadas frente aos casos de Influenza.

Das mortes confirmadas em Corumbá, duas foram laboratoriais. O terceiro óbito foi confirmado por vínculo epidemiológico. Duas das vítimas eram parentes de primeiro grau, mãe e filho.

Conforme o Diário Corumbaense, o médico e coordenador do pronto-socorro municipal, Rogério Takaki Bento, que é responsável pela capacitação, explicou que a Gripe A (H1N1) tem tratamento. Ele esclareceu que a gripe é um vírus como outro qualquer.

“As pessoas ficam preocupadas porque ela tem um grau de mortalidade maior que o restante de outros vírus. Não quer dizer que por gripe H1N1, a pessoa vai morrer. Por isso que é importante boa alimentação, beber bastante líquido e ter hábitos saudáveis de vida”, pontuou ao jornal local.

O médico ainda garantiu que a Gripe A pode ser curada de acordo com o organismo da vítima, lembrando que a rede de saúde possui medicação específica para esse tipo de tratamento.

Plano de Contingência – A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria de Saúde, criou um Plano de Contingência para acompanhar a epidemiologia e a evolução dos casos de Gripe A na cidade.

Haverá monitoramento e notificação de casos suspeitos, capacitação e agentes multiplicadores em relação às ações de prevenção à H1N1 e palestras de orientação à comunidade.

A Secretaria de Saúde ainda informa que, independente dos casos notificados, a Campanha Nacional de Vacinação contra a H1N1 não será antecipada em Corumbá. Será seguido o calendário do Ministério da Saúde, que define o prazo de 14 de abril a 2 de maio para a vacinação.

Nos siga no Google Notícias