ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Após prestação de contas, Câmara promete fiscalizar gastos da saúde

Helio de Freitas, de Dourados | 30/05/2017 13:39
Vereadores ouviram informações sobre contas da saúde em reunião hoje de manhã (Foto: Thiago Morais/Divulgação)
Vereadores ouviram informações sobre contas da saúde em reunião hoje de manhã (Foto: Thiago Morais/Divulgação)

A Comissão de Higiene e Saúde da Câmara de Vereadores de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande, promete fiscalizar mais de perto os gastos da saúde pública. A decisão foi anunciada hoje (30) após uma reunião na sede do Legislativo para prestação de contas do primeiro quadrimestre.

O vereador Pedro Pepa (DEM), que preside a comissão, também anunciou que será feita uma audiência pública para discutir o déficit que existente entre os repasses recebidos pelo município e os gastos para atender os pacientes. “Eles precisam tomar conhecimento dos dados para tentarmos resolver o problema, de forma técnica e política”.

Dourados é referência em serviços pelo SUS (Sistema Único de saúde) para moradores de 33 municípios da região. A prestação de contas na reunião de hoje foi feita pelo secretário municipal de Saúde, Renato Vidigal, e por representantes da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados).

A reunião desta terça cumpre a Lei Complementar 141/12, que determina, a cada quatro meses, apresentação de documentos sobre recursos aplicados, auditorias e oferta e produção de serviços públicos.

Pedro Pepa anunciou que a comissão vai fiscalizar as auditorias, principalmente sobre repasses e déficit. Segundo o vereador democrata, o município não possui condições para atendimentos na saúde e que a intervenção política pode mudar esse quadro.

A presidente da Câmara, Daniela Hall (PSD), lembrou que o Ministério Público Federal cobrou a prestação de contas e recomendou a realização de audiências públicas.

“Assumi o compromisso de tomar as providências necessárias para que as audiências públicas aconteçam no Legislativo. São muito importantes para garantir transparência para a população que tanto sofre em busca de atendimento de qualidade. A população precisa ter acesso às informações de onde e como estão sendo gastos recursos tão importantes”, afirmou a vereadora.

Nos siga no Google Notícias