ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Mesmo sem regulamentação, carona paga começa a rodar em Dourados

Aplicativo concorrente da Uber e outro voltado para motociclistas já estão funcionando; associação espera regulamentação rápida

Helio de Freitas, de Dourados | 06/06/2017 14:40
Dois aplicativos de carona paga já podem ser acessados em Dourados (Foto: Helio de Freitas)
Dois aplicativos de carona paga já podem ser acessados em Dourados (Foto: Helio de Freitas)

Menos de uma semana após o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubar a lei municipal que impedia o funcionamento do sistema de carona paga, como a Uber, a operação de aplicativos de transporte remunerado começou nesta terça-feira (6) em Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande.

Dois aplicativos já podem ser baixados nas lojas virtuais dos sistemas Android e IOS, tanto por usuários quanto por pessoas interessadas em trabalhar com o novo modelo. A Uber, no entanto, ainda não anunciou quando vai se instalar em Dourados.

O K-Rona Gold, concorrente direto da Uber, é semelhante ao aplicativo que se tornou conhecido em todo o mundo, mas, além de permitir o transporte de pessoas por motoristas particulares, tem o diferencial de poder ser usado também por taxistas.

Também já está funcionando em Dourados o K-Moto, voltado para mototaxistas, motoboys e moto-entregadores.

Paulo Pinheiro, presidente da Applic-MS (Associação dos Parceiros de Aplicativos de Transporte de Passageiros e Motoristas Autônomos de Mato Grosso do Sul), viajou a Dourados para anunciar a novidade e conversar com a Câmara de Vereadores e a prefeitura sobre a regulamentação do serviço.

Paulo Pinheiro fez sugestões à presidente da Câmara sobre regulamentação (Foto: Helio de Freitas)
Paulo Pinheiro fez sugestões à presidente da Câmara sobre regulamentação (Foto: Helio de Freitas)

Avanço - “Para a população douradense é motivo de alegria a Justiça ter liberado totalmente os aplicativos para funcionarem em Dourados. A partir desse momento os moradores já podem acessar os aplicativos e se, quiser, trabalhar com a carona remunerada”, afirmou Pinheiro ao Campo Grande News.

Ele disse que ontem (5) recebeu da presidente da Câmara, Daniela Hall (PSD), a informação de que o projeto de lei para regulamentar o serviço vai ser votado nos próximos dias.

Paulo Pinheiro disse que mesmo antes da regulamentação, o serviço já pode ser colocado em prática, como ocorreu hoje. “Em Campo Grande ainda não tem regulamentação e os aplicativos já funcionam há oito meses. Aqui a diferença é o serviço vai ser regulamentado já nos próximos dias”.

Ele disse que fez algumas sugestões à presidente da Câmara para a regulamentação, entre as quais a não exigência de placa vermelha para transporte de passageiros, utilização de carros de2010 em diante com ar condicionado e quatro portas e o motorista ter CNH que permita utilização para serviço remunerado.

Nos siga no Google Notícias