ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Apreensões de maconha crescem 60% no ano envolvimento de menores preocupa

Helio de Freitas, de Dourados | 18/05/2015 16:19
Interior de carro foi desmontado para retirada de tabletes de maconha; 8,5 toneladas apreendidas pelo DOF em quatro meses (Foto: Divulgação/DOF)
Interior de carro foi desmontado para retirada de tabletes de maconha; 8,5 toneladas apreendidas pelo DOF em quatro meses (Foto: Divulgação/DOF)

Balanço divulgado nesta segunda-feira revela que o primeiro quadrimestre do ano foi o melhor da história do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) no combate ao crime nas estradas que ligam o Paraguai e a Bolívia a Mato Grosso do Sul. Entretanto, apesar de comemorar os números recordes de apreensões, o departamento vê com preocupação o crescimento do número de menores envolvidos com o tráfico de drogas.

De acordo com a assessoria de comunicação do DOF, que tem sede em Dourados, de 1º de janeiro a 30 de abril foram apreendidas 8,5 toneladas de maconha, aumento de 64% em comparação ao mesmo período de 2014. Os aumentos mais expressivos foram nas apreensões de cigarro contrabandeado - 645%, com prejuízo de R$ 17 milhões aos contrabandistas – e de veículos roubados, que cresceram 400%. As apreensões de armas aumentaram 160%.

Os números que mais preocupam, segundo o diretor do DOF, tenente-coronel Ary Carlos Barbosa, são os relativos às prisões de mulheres e adolescentes envolvidos com o tráfico. O aumento de menores presos foi de 175% e de mulheres, 105%.

“O aumento das apreensões e prisões são resultado de muito trabalho, instrução e dedicação dos profissionais do departamento, tanto dos agentes de campo quanto da inteligência. O que nos preocupa é o aumento expressivo das apreensões de jovens e adolescentes envolvidos no tráfico de drogas”, afirmou o diretor.

Segundo ele, para tentar conscientizar os jovens a manter distância do tráfico, o DOF iniciou recentemente nas escolas de Dourados o ciclo de palestras “diga não ao crime”. O departamento coloca à disposição de diretores de escolas da região de fronteira o e-mail dof.sejusp.cs@gmail.com, para agendamento da visita da equipe responsável pelas palestras.

Produtos contrabandeados apreendidos pelo DOF em estradas da região de fronteira (Foto: Divulgação/DOF)
Produtos contrabandeados apreendidos pelo DOF em estradas da região de fronteira (Foto: Divulgação/DOF)
Nos siga no Google Notícias