ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Audiências públicas da Nova Ferroeste começam nesta segunda-feira em Dourados

Técnicos envolvidos no projeto conversam com população de Dourados às 19 horas de hoje

Ana Oshiro | 16/05/2022 09:04
Projeto da Nova Ferroeste é idealizado pelo Governo do PR em parceria com o Governo de MS (Foto: Divulgação)
Projeto da Nova Ferroeste é idealizado pelo Governo do PR em parceria com o Governo de MS (Foto: Divulgação)

O município de Dourados, distante 251 km da Capital, abre nesta segunda-feira (16) a sequência de sete audiências públicas para apresentar os resultados do Estudo de Impacto Ambiental da Nova Ferroeste, idealizado pelo Governo do Paraná em parceria com o Governo de Mato Grosso do Sul.

Dourados recebe o diálogo dos técnicos envolvidos no projeto com a sociedade às 19 horas. O município fica a 90 quilômetros de Maracaju, ponto de partida da estrada de ferro que vai percorrer oito cidades do Mato Grosso do Sul e 41 do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá, no Litoral.

As audiências públicas são etapas do processo de licenciamento ambiental prévio do projeto. Para a primeira semana estão programados três encontros: Dourados (16), Guaíra (18) e Cascavel (19). Em seguida, acontecem as audiências de Paranaguá (23), São José dos Pinhais (24), Guarapuava (26) e Irati (27).

Fluxo do projeto em arte feita pelo governo do Paraná (Foto: Divulgação)
Fluxo do projeto em arte feita pelo governo do Paraná (Foto: Divulgação)

Todas as audiências podem ser acompanhadas presencialmente e a distância. Os canais de comunicação criados para os encontros estão no ar. Até quinta-feira foram 4.500 acessos, com e sem interação, como envio de perguntas ou inscrição para o transporte gratuito ou agendamento da transmissão ao vivo das reuniões.

As opções de contato passam pelo número 0800-900-0056, mensagens por WhatsApp através do celular (41) 99215-5783, e o site oficial (clique aqui para acessar). Mais de 70% da procura ficou concentrada no site, onde estão disponibilizados os resultados que serão objeto de discussão nos encontros.

A população dos 49 municípios do traçado também pode optar pelo transporte gratuito para ir até os locais previstos das reuniões. O maior volume de pedidos até o momento é para as audiências de Dourados (MS), Cascavel e Paranaguá.

Segundo o governador Reinaldo Azambuja, o projeto da Nova Ferroeste é estratégico sob o ponto de vista da logística e também da competitividade. "No futuro, com a viabilização da ferrovia, o nosso Estado vai diminuir a exportação de commodities e ampliar a exportação”, explicou o governador.

Nos siga no Google Notícias