ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  02    CAMPO GRANDE 26º

Interior

Bonito quer receber leitos de UTI para atender “epicentro” da covid-19 em MS

Casos de alta complexidade hospitalar da região hoje são atendidos em Campo Grande

Jones Mário | 14/05/2020 12:18
Hospital Darci João Bigaton é o principal do município turístico na região sudoeste do Estado (Foto: Divulgação)
Hospital Darci João Bigaton é o principal do município turístico na região sudoeste do Estado (Foto: Divulgação)

O município de Bonito, distante 300 quilômetros de Campo Grande, se candidatou a receber os cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) que a SES (Secretaria de Estado de Saúde) anunciou levar para a região sudoeste de Mato Grosso do Sul, a fim de reforçar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

A área é a que mais preocupa a SES hoje. Guia Lopes da Laguna já atingiu a marca de 52 casos confirmados. Jardim soma 14 e a própria Bonito, outros 6 casos.

Sem leitos de UTI em Guia Lopes e Jardim, os casos de alta complexidade hospitalar da região hoje são atendidos em Campo Grande.

“Tivemos hoje pela manhã a adesão da cidade de Bonito na lógica de colocar os cinco leitos de UTI para atender aquela região. Outras cidades tiveram dificuldades para receber os leitos”, adiantou o titular da SES, Geraldo Resende, durante transmissão ao vivo na manhã desta quinta-feira (14).

Leitos de UTI são equipados com respiradores e, assim, são indispensáveis para tratar casos graves de covid-19.

Nesta semana, o secretário estadual de Saúde assegurou repasses financeiros para custear o funcionamento dos leitos na região sudoeste. Intensivistas e enfermeiros devem ser contratados pelo município responsável por comportar as novas unidades.

Se confirmados, os leitos de UTI devem ser instalados no Hospital Darci João Bigaton, principal de Bonito. A reportagem procurou o prefeito da cidade, Odilson Arruda Soares (PSDB), que não atendeu ou retornou.

Coronavírus - Mato Grosso do Sul chegou aos 452 casos confirmados hoje pela SES, além de 14 mortes. Outras 78 ocorrências suspeitas estão sob análise de laboratório.

Nos siga no Google Notícias