ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Brasileiro que escondeu “doleiro dos doleiros” é denunciado no Paraguai

Roque Fabiano Silveira teria escondido Dario Messer por um ano em fazenda perto de Mundo Novo

Helio de Freitas, de Dourados | 21/06/2021 12:25
Dario Messer no dia em que foi preso no apartamento da namorada em São Paulo (Foto: Arquivo)
Dario Messer no dia em que foi preso no apartamento da namorada em São Paulo (Foto: Arquivo)

O empresário brasileiro Roque Fabiano Silveira foi denunciado pelo Ministério Público do Paraguai acusado de esconder por um ano o doleiro Dario Messer, um dos alvos da Operação Patrón, desmembramento da Operação Lava Jato.

Na semana passada, o brasileiro de 56 anos foi acusado formalmente por ter dado abrigo a Dario Messer em uma fazenda localizada em Salto del Guairá, capital do Departamento (equivalente a Estado) de Canindeyú e localizada a menos de 20 km de Mundo Novo (MS).

A denúncia foi apresentada por cinco promotores de Justiça da unidade especializada de combate a crimes econômicos, corrupção, lavagem de dinheiro e de financiamento ao terrorismo.

Radicalizado no Paraguai, Roque Fabiano Silveira atua no ramo da indústria de cigarros, mesmo ramo de negócios do ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes, considerado por Messer como seu “irmão de alma”.

O empresário brasileiro Roque Fabiano Silveira (Foto: Reprodução)
O empresário brasileiro Roque Fabiano Silveira (Foto: Reprodução)

Na denúncia, os promotores afirmam que o empresário brasileiro deu proteção a Dario Messer entre 2018 e 2019, período em que o doleiro estava foragido da Justiça brasileira e paraguaia por lavagem de dinheiro.

Além de escondê-lo em sua fazenda Roque Fabiano teria ajudado Messer a se esconder em outras regiões do país vizinho, inclusive em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS).

Segundo o Ministério Público paraguaio, Dario Messer ficou na fazenda do brasileiro de maio a novembro de 2018. Naquele período, usava a casa da sede da propriedade para se reunir com seus advogados. A denúncia está sendo analisada pela juíza de Garantias Clara Ruiz Díaz.

Dario Messer foi preso em 2019, no apartamento da namorada dele em São Paulo. Condenado a 13 anos de prisão no ano passado depois de fechar acordo de delação premiada, atualmente ele está em prisão domiciliar.

Nos siga no Google Notícias