ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Finalmente, brigadistas são surpreendidos por chuva rápida no Pantanal

Adriano Fernandes | 19/09/2020 18:57


Os brigadistas que atuam no combate aos incêndios no Pantanal de Corumbá tiveram uma grata surpresa enquanto percorriam a Estrada Parque, neste sábado (19). A chuva voltou a cair na região que há dias padece com a estiagem e o aumento crescente dos focos de incêndio.

Vídeo encaminhado pelo analista ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Alexandre Pereira, mostra a garoa pela estrada, próximo a região do Passo do Lontra.

A garoa também amenizou o calorão na reserva indígena Kadiweu onde também haviam agentes de combate ao fogo. Apesar de fraca a chuva foi recebido com entusiasmo pelos brigadistas e podem ter contribuído na para a diminuição de novos focos nas duas regiões.

“São garoas que já ajudam a aumentar a umidade relativa do ar, diminuem a temperatura e aumentam a umidade do solo, facilitando o controle e o combate as chamas”, comenta Alexandre.

Conforme o meteorologista Natálio Abrahão Filho, choveu menos de 3,2 milímetros, neste sábado, na região de Corumbá. Em Laguna Carapã, Ponta Porã e Costa Rica, o acumulado também não passou deste valor.

Tragédia ambiental - Só este já foram registrados mais de 15 mil focos de incêndios do Pantanal o que equivale a 2,9 milhões de hectares do bioma que foram atingidos pelo fogo.


Nos siga no Google Notícias