ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Câmara abre investigação sobre cheque suspeito emitido pela prefeitura

Denúncia foi aprovada hoje na Câmara por seis votos a cinco; empresário afirma que recebeu cheque sem prestar serviço

Helio de Freitas, de Dourados | 14/05/2019 13:41
Cheque da prefeitura emitido em agosto de 2017 motivou abertura de investigação (Foto: Direto das Ruas)
Cheque da prefeitura emitido em agosto de 2017 motivou abertura de investigação (Foto: Direto das Ruas)

A Câmara de Vereadores de Nova Alvorada do Sul, a 118 km de Campo Grande, instalou uma comissão especial para investigar suspeita de irregularidade envolvendo um cheque da prefeitura, emitido em agosto de 2017.

No valor de R$ 6.168,00, o cheque foi preenchido em nome do empresário Francelino Ruis Machado, dono de uma prestadora de serviços de manutenção. Apesar de garantir que não prestou nenhum serviço para a prefeitura, ele admite que descontou o cheque no banco e entregou o dinheiro para um amigo, que na época trabalhava na prefeitura.

Foi Francelino que denunciou o caso ao Ministério Público, onde existe uma investigação em andamento desde 2018. No dia 30 de abril deste ano, o empresário fez protesto no centro da cidade com uma cópia gigante do cheque e cobrou providências da Câmara.

Na sessão desta terça-feira, o pedido de investigação foi levado a plenário e aprovado por seis votos a cinco. Votaram a favor da investigação os vereadores Nélio Justen (PDT), Rosangela Alves (PR), Jane Barrios (PSDB), Renilson Cezar (MDB) e Israel Gomes (PSD).

Foram contrários à investigação Luciano Dias da Rocha (PT), Lourdes Pimentel (MDB), Manoel Jesus da Rocha (PSB), Francisco Sales (PPS) e Edir Alves Mesquita (PSD). Com o empate em cinco a cinco, o presidente da Câmara Vanderlei Bueno (PSDB) desempatou e votou favorável ao recebimento da denúncia.

Ao Campo Grande News, o prefeito Arlei Barbosa afirmou que está à disposição para esclarecer o caso. No dia do protesto, em abril, ele disse que a denúncia tem interesse político.

"É a campanha eleitoral chegando. Investigamos o caso na prefeitura e tudo foi feito dentro da lei. O cheque foi emitido para pagar pelo serviço prestado por uma empresa. Se ocorreu alguma coisa na hora de descontar o cheque foi lá fora, não aqui na prefeitura", afirmou.

O caso – Desconfiado após descontar o cheque no banco e entregar o dinheiro ao amigo, Francelino denunciou o caso ao Ministério Público e um inquérito civil tramita em segredo de Justiça.

Cansado de esperar uma solução por parte do MP e da Câmara de Vereadores, Francelino decidiu levar o caso ao conhecimento da população.

Ele afirma que apesar de não ter feito nenhum serviço para o município, no dia 17 de agosto de 2017 ele foi procurado pelo servidor, que trabalhava no setor de TI (tecnologia da informação) da prefeitura, que teria lhe entregado o cheque, da conta oficial do Executivo no Banco do Brasil, aberta em janeiro de 2001.

O empresário afirma que foi até o banco para trocar o cheque para o amigo e no local o atendente de caixa teria afirmado que o cheque deveria estar nominal.

Temendo um problema futuro, Francelino tirou uma foto do cheque e voltou à prefeitura para falar com o servidor, que no ato colocou o cheque nominal ao empresário e pediu para ele voltar ao banco e descontar a folha.

Mesmo já desconfiado com a história, Francelino foi ao banco, descontou o cheque e voltou até a prefeitura para entregar o dinheiro ao amigo servidor.

No dia 12 de abril de 2018, Francelino procurou o Ministério Público e contou a história para o promotor Mauricio Mecelis Cabral. Na denúncia, o empresário disse que chegou a procurar uma vereadora da cidade para contar o episódio e ela teria pedido para Francelino “esquecer” o episódio.

Nos siga no Google Notícias