ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Câmara Municipal votará aumento de 13 vagas para 15 vereador

Vereadores de Nova Andradina já aprovaram mudança em primeira votação; análise final acontece na terça-feira

Humberto Marques | 28/09/2019 20:55
Parecer de Subseção da OAB-MS é contra aumento no número de vereadores em município. (Foto: Marcos Donzeli/Nova Notícias)
Parecer de Subseção da OAB-MS é contra aumento no número de vereadores em município. (Foto: Marcos Donzeli/Nova Notícias)

Faltando cerca de um ano para as próximas eleições municipais, a Câmara Municipal de Nova Andradina –a 300 km de Campo Grande– pautou para terça-feira (1º) a votação de projeto de emenda que prevê o aumento de 13 para 15 no número de vagas no Legislativo do município a partir de 2020.

Segundo o jornal Nova Notícias, a 7ª Subseção da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional de Mato Grosso do Sul) emitiu parecer contrário à proposta, resumida no projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal 1/2019. A votação, porém, foi confirmada pelo vereador Vailton Vlademir Sordi (MDB, o Amarelinho).

A expectativa é de que a sessão de terça-feira, prevista para começar às 19h30, atraiu a opinião pública, com diversas pessoas solicitando direito ao uso da palavra. O dispositivo prevê a criação de duas vagas de vereador no município tendo como base o artigo 29 da Constituição Federal, que estabelece o número de vereadores conforme a população dos municípios.

Como Nova Andradina chegou a 54.574 habitantes, conforme a estimativa mais recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ganhou direito de contar com 15 vereadores (limite máximo para municípios com população entre 50 mil e 80 mil habitantes).

Em 21 de setembro, durante sessão extraordinária, o texto foi aprovado por 10 votos a 3 pelos vereadores.

Nos siga no Google Notícias