Câmeras de vigilância ajudam a reforçar segurança em presídio

Câmeras de vigilância instaladas no Estabelecimento Penal Máximo Romero, em Jardim, estão ajudando a reforçar a segurança no local. Implantado há menos de um mês, o sistema auxilia os agentes penitenciários na vigilância e monitoramento, tanto interno quanto externo.
Para a implantação do sistema, o estabelecimento prisional contou com o apoio da direção da Penitenciária de Naviraí e da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Conforme Ramão Dario Ricardi, diretor do presídio, as câmeras foram instaladas em pontos estratégicos da unidade.
- Leia Também
- Lanchonete entrega imagens de câmeras para ajudar nas investigações de assalto
- Com onda de furtos, câmeras vão monitorar creches e postos de saúde
Segundo Ramão, os equipamentos são de excelente resolução e alto alcance, pois pelo monitor, tudo é acompanhado pelos agentes e as informações ainda ficam gravadas em um disco rígido, caso sejam necessárias averiguações futuras.
O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, destaca que os agentes penitenciários lotados em Jardim demonstraram, desde o início de sua gestão, uma grande vontade de colaborar, assumindo a operacionalização de uma nova ala da unidade, mesmo sem as condições devidas. “Isso demonstra o valor desses servidores, que merecem os elogios da administração”, enfatiza.
Agora, com as câmeras de monitoramento, a segurança fica melhor assegurada, embora o momento da instituição seja delicado pela falta de servidores em todos os presídios do Estado, alega Ailton.

