ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Caravana da Saúde Indígena prevê 2,5 mil atendimentos para 20 aldeias

Terceira edição do evento contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja e atenderá moradores da região Sul-Fronteira

Humberto Marques | 16/06/2018 13:31
Governador acompanhou trabalhos da Caravana da Saúde Indígena na aldeia Amambai. (Fotos: Subcom/Divulgação)
Governador acompanhou trabalhos da Caravana da Saúde Indígena na aldeia Amambai. (Fotos: Subcom/Divulgação)

A terceira edição da Caravana da Saúde Indígena realizada na aldeia Amambai, em Amambai –a 360 km de Campo Grande– deve realizar mais de 2,5 mil consultas e exames para moradores de 20 aldeias de dez municípios da região. A informação é do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que nesta manhã participou da abertura oficial do evento.

Os serviços vão beneficiar indígenas que vivem nos municípios de Amambai, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

“Vamos realizar mais de 2,5 mil consultas e exames e dar sequência aos encaminhamentos aqui da Caravana. Estamos dando oportunidades às nossas comunidades indígenas”, destacou Reinaldo. Prefeito de Amambai, o médico Ednaldo Bandeira (PSDB) ressaltou que a ação mostra comprometimento com as populações indígenas.

A subsecretária de Políticas Públicas para Indígenas do Estado, Silvana Terena, reforçou a avaliação de Bandeira. “Nunca houve na nossa história uma ação como essa dentro das aldeias. Essa ação do governador Reinaldo Azambuja aproxima a saúde dos indígenas porque muitos não conseguem sair de dentro das comunidades”, afirmou.

Paulina Benitez, 29, contou à assessoria do governo estadual que esperou muito tempo para que a filha, de 13 anos, passasse por exames no joelho e na perna. Ambas vivem na aldeia Porto Lindo, em Japorã. “Fiquei um ano esperando ultrassom e só consegui aqui”, prosseguiu Joana Silva, 35, moradora da aldeia Paraguassu, em Paranhos.

Serviços – As duas primeiras edições da Caravana da Saúde Indígena aconteceram nas regiões de Miranda e Aquidauana, atendendo, em maioria, populações terena. Em Amambai, na região Sul-Fronteira, a expectativa é de contemplar principalmente as etnias guarani e kaiowá.

Entre as especialidades oferecidas em consultas estão cardiologia, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, neurologia, neuropediatria, oftalmologia, ortopedia, otorrino, odontologia, psiquiatria, urologia e psicologia. Os indígenas ainda têm acesso a exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, PSA (câncer de próstata), preventivo (papanicolau), mamografia, ultrassonografia, câncer de pele e prevenção ao câncer bucal.

Além das ações em saúde, são oferecidos serviços como reconhecimento de União Estável e emissão de 1° Via de RG e CPF, atividades culturais e de entretenimento (esportes, brinquedos e atividades infantis e pintura em crianças).

Nos siga no Google Notícias