ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Carreata em cidades na fronteira comemora renúncia de Evo Morales

Comitês festejam saída de presidente em meio a greve geral e protestos contra fraudes em eleição; fronteira segue fechada

Humberto Marques | 10/11/2019 19:43
Bolivianos foram às ruas na fronteira com MS comemorar renúncia de Evo. (Foto: Leonardo Cabral/Diário Corumbaense)
Bolivianos foram às ruas na fronteira com MS comemorar renúncia de Evo. (Foto: Leonardo Cabral/Diário Corumbaense)

A renúncia do presidente Evo Morales foi comemorada na fronteira da Bolívia com Mato Grosso do Sul neste domingo (10). Uma grande carreata percorreu as ruas das cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suárez, vizinhas a Corumbá –a 419 km de Campo Grande. Apesar da celebração, os organizadores da greve geral que paralisa o país vizinho aguardam um documento oficial para encerrar o movimento.

Evo renunciou neste domingo, em meio a protestos que se acirram pelo país pedindo novas eleições, 20 dias depois de a votação geral no país conferir ao presidente um quarto mandato –em um processo recheado de críticas e suspeitas de fraudes, inclusive com apontamentos da OEA (Organização dos Estados Americanos), não sendo aceito pela oposição. Três pessoas já morreram em meio às manifestações contra a reeleição de Morales.

Além dele, o vice, Álvaro Garica Linera, deixou o cargo. A presidente do Supremo Tribunal Eleitoral da Bolívia, Maria Eugênia Choque Quispe, também renunciou e foi presa no início desta noite por conta das supostas irregularidades –de acordo com o jornal El Deber, ela tentava deixar La Paz, a capital boliviana, vestida como um homem.

Adriana Salvatierra, a presidente do Senado, e Víctor Borda, presidente da Câmara de Deputados, também apresentaram suas renúncias. Eles eram os próximos na linha sucessória –que, agora, caberá aos vices-presidentes das duas Casas Legislativas.

Conforme o jornal Diário Corumbaense, uma grande carreata percorreu a região de fronteira com Corumbá neste domingo próximo à Ponte da Amizade. Presidente do comitê cívico de Puerto Quijarro, Marcelito Moreira considerou esta “uma tarde histórica para o nosso país”, manifestando a vontade de 80% dos bolivianos que foram às ruas “A Bolívia vai seguir vivendo na democracia e não vamos permitir que outro presidente entre e queira permanecer como um ditador por 20, 30 ou 40 anos”, afirmou.

Moreira reiterou que, mesmo com a renúncia, a fronteira seguirá fechada até o comitê cívico de Santa Cruz, que lidera a mobilização, determinar o fim do protesto ou a posse de um novo presidente interino. Filho de bolivianos mas brasileiro e morador de Corumbá, Djavan Rocha Ayala se juntou com movimento. “Acredito que daqui pra frente a situação deverá melhorar, isso porque dependemos dos dois lados da fronteira”.

Nos siga no Google Notícias