ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Interior

Caso de coronavírus em setor da Agepen provoca confusão em presídio

Diretor do patronato da Agepen testou positivo, pediu afastamento, mas não comunicou a agência

Helio de Freitas, de Dourados | 18/06/2020 20:18
Fachada da Penitenciária Estadual de Dourados (Foto: Divulgação)
Fachada da Penitenciária Estadual de Dourados (Foto: Divulgação)

Caso positivo do novo coronavírus em setor do sistema penitenciário em Dourados, a 233 km de Campo Grande, provocou confusão nesta quinta-feira (18). A reportagem apurou que a situação ocorreu porque o diretor do patronato da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul), testou positivo para covid-19, pediu afastamento, mas não comunicou a agência. Só que a notícia sobre o contágio se espalhou.

O patronato é o setor responsável pela emissão de carteira para visita de familiares, pela fiscalização dos presos que trabalham e onde é colocada a tornozeleira para monitoramento eletrônico.

Nesta quinta, por a Agepen determinou por ofício que os servidores lotados no patronato que tiveram contato com o diretor infectado procurassem a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) para fazer o teste na unidade de saúde. Mesmo sem sintoma, todos deveriam fazer o exame, para cumprir o protocolo. Só que eles não foram atendidos.

O Campo Grande News apurou que na penitenciária, os servidores foram recepcionados pelos colegas plantonistas apenas pela chamada “boqueta”, uma pequena abertura no portão de acesso e não tiveram autorização para entrar. O vice-diretor e o chefe de setor foram chamados, mas a ordem para barrar os colegas foi mantida.

Servidores relataram que na portaria a ordem era para não permitir a entrada de funcionários do patronato devido ao risco de contágio. A informação repassada aos servidores do patronato é que na segunda-feira (22) a coleta de material para exame seria instalada na portaria, para não precisar ter acesso ao presídio.

Informados pelos colegas do patronato que a ordem para procurar a PED era da Agepen, os servidores da penitenciária teriam alegado que não sabiam da situação. Servidores do patronato informaram que após muita conversa, com interferência da direção em Campo Grande, ficou definido que a coleta será feita nesta sexta-feira no presídio semiaberto feminino.

A reportagem apurou que a Agepen, por meio da Divisão de Saúde, vem acompanhando a questão do coronavírus nas unidades penais seguindo os protocolos sanitários. Diante do fato envolvendo esses servidores em Dourados, a agência solicitou que se dirigissem até a unidade-polo responsável pelas testagens, mas a direção da PED teria se negado a cumprir tal determinação.

A Agepen informou que, segundo a chefia de apoio ao servidor, o diretor do patronato estava sendo acompanhado e que não procede a informação de que ele teria escondido o fato de ter sido infectado, pois o primeiro teste havia dado negativo.

Como os sintomas prosseguiram, o apoio ao servidor insistiu é ele realizou um novo teste, que confirmou a doença.

*Matéria editadas às 22h49 para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias