Chuva dá trégua, nível de rio baixa e chega aos 6,48 metros neste sábado

O nível do Rio Aquidauana baixou para 6,48 metros neste sábado, saindo da zona de alerta, embora existam alguns pontos alagados. Com a chuva registrada durante a semana, o leito ultrapassou os 8 metros entre quarta e quinta-feira, segundo informações da PMA (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros, desalojando algumas famílias de ribeirinhos.
“Nosso campinho estava cheio de água e hoje, não mais. Em março sempre tem uma chuvinha, mas veio acima do esperado, fazendo o nível do rio aumentar. Não consegui acompanhar os números, mas sei que ele passou de 8 metros. Quando atinge nove, começa a transbordar mesmo, sai da caixa”, relata o sargento Gilson Maidana, da polícia ambiental.
- Leia Também
- Apesar de trégua da chuva, estradas ainda são problema para transporte escolar
- Nível dos rios sobe e Defesa Civil reforça alerta na região Oeste
Três famílias que vivem na margem do rio foram retiradas de suas casas na quarta. Somente naquele dia choveu 28,4 milímetros no município, localizado a 135 quilômetros de Campo Grande. A Defesa Civil informou na época que havia possibilidade de mais pessoas serem removidas.
Segundo Maidana, com o nível do rio a 6,48 metros, é possível que os moradores voltem para seus imóveis.
“A chuva que deu entre janeiro e fevereiro desalojou mais gente. Essa que teve no fim do mês não foi tão grave como a anterior, mas estávamos preocupados, porque quando o nível do rio atingiu os oito metros, ele continuava subindo ainda”, explica o policial.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê chuvas isoladas em Aquidauana nos próximos dias. Amanhã o município deve ter pancadas durante o período da tarde. Na segunda o tempo deve ficar fechado e apresentar chuviscos. Na terça e quarta-feira voltam a cair pancadas de chuva na cidade.