ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Interior

Cineasta morto foi indicado ao Emmy com documentário sobre voo da Chapecoense

Acidente aéreo ocorreu no início da noite de terça-feira na Fazenda Barra Mansa, em Aquidauana

Por Gabriel Neris | 24/09/2025 07:36
Cineasta morto foi indicado ao Emmy com documentário sobre voo da Chapecoense
Cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, uma das vítimas do acidente em MS (Foto: Arquivo pessoal)

Ironicamente, o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, morto na terça-feira (23) em acidente aéreo no Pantanal de Mato Grosso do Sul, foi o diretor do documentário “Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia”, produção que reconstituiu os bastidores da queda do avião que levava a delegação da Chapecoense em 2016, indicado ao Emmy Internacional.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, cineasta morto em acidente aéreo no Pantanal, dirigiu o documentário "Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia", indicado ao Emmy Internacional. A obra reconstituiu os eventos da queda do avião da Chapecoense em 2016, investigando falhas na aviação e responsabilidades políticas. Além do documentário sobre a Chapecoense, Ferraz trabalhou em produções como "To Win or To Win", sobre o time de Cristiano Ronaldo, e em filmes sobre arquitetura e arte brasileira. O acidente que vitimou o cineasta também tirou a vida de outras personalidades, como o arquiteto chinês Kongjian Yu, o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.

A aeronave com o time de Santa Catarina levava mais de 70 pessoas de Chapecó para a Colômbia, mas o voo da LaMia caiu por falta de combustível na Colômbia. O time disputaria a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.

O trabalho, feito em parceria com a HBO e a Pacha Films, foi além da narrativa esportiva. O filme mergulhou em investigações sobre falhas no sistema de aviação, responsabilidades políticas e os impactos devastadores para famílias e sobreviventes. Ao conquistar uma indicação ao Emmy, um dos prêmios mais prestigiados da televisão mundial, Ferraz projetou a dor brasileira em escala global e mostrou a força do cinema documental produzido no país.

Cineasta morto foi indicado ao Emmy com documentário sobre voo da Chapecoense
Retirada dos corpos do time do Chapecoense, em 2016, acidente retratado pelo cineasta (Foto: reprodução)

Pela Olé Produções, Ferraz também trabalhou na obra "To Win or To Win", do grupo árabe MBC/Shahid, sobre o Al Nassr FC, time atual do astro português Cristiano Ronaldo. O cineasta ainda atuou nas obras Paisagem Concreta, sobre o arquiteto Álvaro Siza, e Algo no Espaço, sobre artistas e escultores contemporâneos brasileiros.

Entre as vítimas do acidente aéreo no Pantanal também estão o arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, considerado um dos maiores do mundo e criador do conceito de “cidades-esponja”; o diretor de fotografia Rubens Crispim Jr.; e o piloto e proprietário da aeronave Marcelo Pereira de Barros.