ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Com apoio de militares, Polícia Federal faz “operação sigilosa” em aldeias

Pelo menos oito mandados foram cumpridos hoje na Reserva Indígena de Dourados

Helio de Freitas, de Dourados | 03/09/2020 12:47
Com apoio de militares, Polícia Federal faz “operação sigilosa” em aldeias
Equipe da Polícia Militar na reserva de Dourados, em apoio à operação da PF (Foto: Direto das Ruas)

Pelo menos oito mandados de busca foram cumpridos nesta quinta-feira (3) nas aldeias Bororó e Jaguapiru, que juntas formam a Reserva Indígena de Dourados. As buscas foram comandadas pela Polícia Federal, com apoio de policiais militares e equipes da Força Nacional de Segurança Pública.

A delegacia da Polícia Federal em Dourados não divulgou informações sobre o caso e se limitou a informar que a operação é “de natureza sigilosa”.

Habitada por pelo menos 18 mil pessoas das etnias Guarani-Kaiowá e Terena, a reserva de Dourados tem a maior densidade habitacional entre as áreas indígenas do País.

Nos últimos anos as duas aldeias ficaram marcadas por casos de violência entre os próprios índios. Os moradores também sofrem com o tráfico de drogas descontrolado e o consumo de bebida alcoólica. Por lei, é proibido vender álcool aos índios, mas a regra nunca foi cumprida em Dourados.

Desde 2016, sitiantes e fazendeiros vizinhos da reserva estão em pé de guerra com comunidade das aldeias Bororó e Jaguapiru por causa das invasões de propriedades.

Pelo menos sete sítios estão ocupados há mais de quatro anos e outras 30 propriedades, mais ao oeste do município, sofrem seguidas ameaças de invasão desde 2018. Já ocorreram vários confrontos, com feridos dos dois lados.

Nos siga no Google Notícias