ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Com apoio de professores, estudantes marcham até UFGD e ocupam reitoria

Contrários à reitora nomeada pelo MEC, manifestantes vão almoçar no local e depois seguem para passeata à tarde

Helio de Freitas, de Dourados | 14/06/2019 12:24
Manifestantes almoçam no prédio da reitoria da UFGD; dia de greve engrossa protestos contra nova reitora (Foto: Direto das Ruas)
Manifestantes almoçam no prédio da reitoria da UFGD; dia de greve engrossa protestos contra nova reitora (Foto: Direto das Ruas)

Apoiados por professores, sindicalistas e trabalhadores rurais do MST que participam da greve geral desta sexta-feira (14), estudantes da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) ocuparam há pouco o prédio da reitoria da instituição, na Rua João Rosa Góes, na Vila Progresso. A entrada foi pacífica e os manifestantes vão almoçar no local.

O ato é em protesto à decisão do ministro da Educação Abraham Weintraub, que no dia 10 deste mês nomeou a pedagoga Mirlene Ferreira Macedo Damázio como reitora temporária da UFGD. O MEC ignorou a lista tríplice elaborada após consulta prévia à comunidade universitária. Para os estudantes, a medida representa intervenção na autonomia da universidade.

Segundo os estudantes, o acampamento no prédio da reitoria dura apenas algumas horas, já que às 14h os acadêmicos participam da passeata do dia de greve. A concentração será em frente à sede do INSS, na Avenida Weimar Gonçalves Torres, e de lá os manifestantes partem em direção à Praça Antônio João.

Trabalhadores ligados ao MST também participam de ato no prédio da reitoria da UFGD (Foto: Direto das Ruas)
Trabalhadores ligados ao MST também participam de ato no prédio da reitoria da UFGD (Foto: Direto das Ruas)

“Decisão autoritária” – Em reunião terça-feira (11), o DCE (Diretório Central dos Estudantes) decidiu em assembleia rejeitar a nomeação da professora Mirlene Damazio. Em nota oficial, o grupo classificou a medida como “decisão autoritária do Ministério da Educação” que não observou discussões da internas.

A AdulfDourados (Associação dos Docentes da Universidade Federal da Grande Dourados) também repudiou o que chamou de “nomeação de interventor na UFGD”. Para a entidade, a nomeação de Mirlene Damazio “se fez ao arrepio da legalidade de todo o processo da consulta prévia e da indicação da lista tríplice encaminhada ao MEC e não respeitada pelo mesmo”.

Ao nomear Mirlene Damázio, o governo Bolsonaro ignorou a lista tríplice formada pelos professores Etienne Biasotto, Jones Dari Goettert e Antônio Dari Ramos. A lista foi envida em março pela UFGD, mas devolvida em seguida pelo Ministério da Educação, que apontou irregularidade na escolha dos nomes.

No mês passado, a Justiça Federal chegou a suspender a lista tríplice a pedido do MPF (Ministério Público Federal), mas duas semanas depois revogou a medida.

Para o DCE, a nomeação da reitora pro tempore foi feita “da pior forma possível”, via portaria do Ministério da Educação. “A professora nomeada não participou da consulta prévia, não está na lista tríplice e ainda mais, apoiou publicamente uma das chapas candidatas na consulta prévia, a Chapa 2 (UFGD em Ação) que terminou o pleito em último lugar com 18% dos votos”, afirma o DCE.

“É desonesta a postura de setores, inclusive de dentro da universidade, que por seus interesses particulares e políticos, espalham ‘fake news’ e tentam deslegitimar a escolha feita pela comunidade acadêmica”, diz o diretório.

Veja abaixo vídeo com as imagens do protesto dos estudantes no prédio da reitoria da UFGD:

Nos siga no Google Notícias