ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Com direitos políticos cassados, vereador perde outro recurso no STJ

Ministro Mauro Campbell Marques negou embargos de declaração apresentados por Braz Melo; suplente vai pedir a vaga nesta manhã

Helio de Freitas, de Dourados | 28/05/2020 08:15
Braz Melo perdeu direitos políticos por escândalo envolvendo compra de leite em pó quando era prefeito (Foto: Divulgação)
Braz Melo perdeu direitos políticos por escândalo envolvendo compra de leite em pó quando era prefeito (Foto: Divulgação)

O vereador Braz Melo (MDB) perdeu outro recurso em que tentava no STJ (Superior Tribunal de Justiça) reverter a cassação de seus direitos políticos em decorrência de condenação no período em que foi prefeito de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. No segundo mandato, de 1997 a 2000, Braz foi acusado de improbidade administrativa no chamado “escândalo do leite em pó” por compra superfaturada.

Na terça-feira (26), o ministro Mauro Campbell Marques rejeitou os embargos de declaração apresentados pelos advogados do vereador contra decisão de abril deste ano em que o ministro havia acatado recurso especial do MPF (Ministério Público Federal) e determinado novo afastamento do vereador. Ele já tinha sido afastado em setembro de 2018 pelo mesmo caso, mas em junho do ano passado retornou ao cargo e continuou exercendo o mandato até o andamento do recurso rejeitado nesta semana.

Com a nova decisão do STJ, a primeira suplente da coligação que elegeu Braz Melo em 2016, a servidora pública municipal Denize Portolann (PSDB), vai pedir vaga ocupada por Braz Melo. Ao Campo Grande News, o advogado dela, Alexsander Niedack Alves disse que ainda nesta manhã vai protocolar documento na Câmara de Dourados requerendo a cassação do mandato de Braz Melo e posse imediata da suplente.

O caso – Condenado por improbidade administrativa, Braz Melo perdeu os direitos políticos por oito anos. Em 2018, o Ministério Público Federal cobrou o cumprimento da pena. Em setembro daquele ano, a Câmara declarou a extinção do mandato de vereador.

Denize Portolann assumiu a vaga, mas ficou menos de dois meses no Legislativo por ser afastada a mando da Justiça após ser implicada na Operação Pregão, que investigou esquema de corrupção envolvendo licitações fraudulentas na prefeitura. A segunda suplente Lia Nogueira assumiu a vaga. Em junho de 2019, a 3ª turma do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), por dois votos a um, entendeu que a pena imposta ao ex-prefeito estava prescrita e Braz Melo voltou à Câmara.

Ele e outros denunciados no mesmo escândalo foram condenados por improbidade administrativa em 2012. Braz não recorreu a instâncias superiores, como fizeram os demais denunciados, entre eles o também ex-prefeito Humberto Teixeira.

Por causa dos recursos, o processo só foi considerado transitado em julgado em junho de 2018, quando, enfim, os condenados começaram efetivamente a cumprir a sentença de oito anos de inelegibilidade. A defesa de Braz Melo alegou ao TRF que o vereador não havia entrado com recurso, portanto, no caso dele o processo já estava “transitado em julgado” desde 2012.

Como a lei estipula tempo máximo de cinco anos entre a condenação e o início da pena, em 2018, quando o MPF requereu o cumprimento, a condenação de Braz já estava prescrita. Já tinham se passado seis anos.

O argumento foi acatado pelo TRF em junho do ano passado, mas em fevereiro deste ano o MPF recorreu ao STJ e em abril o ministro Mauro Campbell Marques acatou o recurso. Braz Melo apelou através de embargos de declaração, rejeitados na terça-feira.

Nos siga no Google Notícias