ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Com explosão de casos em aldeias, Aquidauana aplica medidas na cidade

Nas aldeias, decreto estabelece que cumprimento do toque de recolher às 22h será pela ordem “de lideranças”.

Izabela Sanchez | 25/07/2020 10:54
Reunião entre autoridades de saúde e fiscalização para orientar sobre o cumprimento das novas medidas estabelecidas em decreto (Foto: Divulgação/Prefeitura)
Reunião entre autoridades de saúde e fiscalização para orientar sobre o cumprimento das novas medidas estabelecidas em decreto (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Com 118 casos confirmados até agora, 69 só nas aldeias terena da Terra Indígena Taunay Ipegue, conforme apurou a reportagem, Aquidauana, a 130 km de Campo Grande, decidiu endurecer as regras contra a covid-19 no meio urbano.

Neste sábado (25), a Prefeitura divulgou novo decreto. Sem toque de recolher restrito, que continua às 22h, os comércios passam a funcionar só até às 20h, alguns sem permissão para consumo local, como bares e conveniências.

O horário, ainda assim, será fiscalizado na cidade. Na região rural do distrito de Taunay, onde estão localizados os territórios terena, o cumprimento da proibição de circulação depois das 22h fica a cargo das lideranças da etnia.

“Especificamente em relação ao toque de recolher as Aldeias Indígenas do município, recomenda-se à comunidade a adoção das orientações gerais estabelecidas pela liderança, para cumprimento dentro das comunidades”, cita.

Aldeias – Já são seis mortes confirmadas no polo base de Aquidauana, unidade de saúde coordenada pelo Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) ligado à Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena), segundo último boletim divulgado pelo distrito.

Na região atendida pelo polo, que compreende também as aldeias de Anastácio, são 71 casos confirmados de covid-19.

Decreto – As medidas passam a valer na próxima segunda-feira (27), sem data para acabarem. A partir de segunda-feira está proibido consumir bebida alcoólica nos bares e conveniências, durante todo o dia e noite. Os clientes podem buscar os produtos no local, e os estabelecimentos desse tipo podem funcionar de segunda a domingo das 8h à 20h.

Só farmácias e postos de combustível podem funcionar durante 24h, mas o comércio em geral deve abrir das 8h às 16h em dias úteis e aos sábados, só funcionam até às 12h. Restaurantes e lanchonetes podem funcionar das 7h às 20h.

Alimentação – Os mercados, supermercados, padarias, quitandas, açougues e peixarias estão autorizados a oferecer atendimento presencial, de segunda à sábado, das 6h às 20h, e aos domingos, das 6h às 13h.

Saúde -Os consultórios, clínicas médicas e odontológicas estão autorizados a funcionar entre às 8h e às 20h de segunda a sexta e aos sábados, até às 12h.

Pet shop e shoppings – Comércios e atendimentos para a saúde de animais, como as clínicas de pet shop, podem funcionar de segunda a sexta entre às 8h e às 20h e aos domingos, das 6h às 13h.

O decreto permite até o funcionamento de centros comerciais, os “shoppings”, de segunda-feira a domingo, das 7h às 20 horas.

“Os estabelecimentos comerciais, sempre que possível, deverão dar preferência à comercialização de seus produtos por meio do sistema de entrega em domicílio (delivery), encomenda e agendamento de vendas sem que o cliente adentre ao estabelecimento comercial, como forma a evitar aglomeração de pessoas”, diz a publicação.

O decreto também limita a entrada de pessoas da mesma família em um mesmo estabelecimento comercial, limitado a duas, “devendo as pessoas do grupo de risco evitarem deslocamentos a estabelecimentos comerciais”.

Academias – Academias também continuam a funcionar, com restrição de lotação a 30%, e das 6h às 20h “de segunda-feira à sexta-feira, e no sábado das 06:00 horas às 12h”.

Igrejas – Aquidauana não restringiu nenhuma atividade coletiva ou individual nas igrejas, que podem funcionar até às 20h durante todos os dias.

Nos siga no Google Notícias