ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  03    CAMPO GRANDE 29º

Interior

Com mais uma etapa do Circuito Estadual, judô definiu equipe para o Brasileiro

Campo Grande foi a campeã geral entre os 25 clubes de 10 cidades na disputa

Por Silvio de Andrade, de Corumbá | 03/08/2025 08:53
Com mais uma etapa do Circuito Estadual, judô definiu equipe para o Brasileiro
Competição acirrada por medalhas teve alto nível técnico. Fotos: Silvio de Andrade

Foi uma maratona de lutas no sábado. Adrenalina à flor da pele, lágrimas, comemorações, a família incentivando, os treinadores buscando a melhor tática e os atletas orgulhosos com a medalha no peito. O 9º Circuito Estadual de Judô, realizado em Corumbá, reuniu 450 atletas, 25 associações de dez cidades e definiu a equipe de 72 judocas que vai representar o Estado no Brasileiro Sub-13 e Sub-15, em João Pessoa, em outubro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Corumbá sediou o 9º Circuito Estadual de Judô, reunindo 450 atletas de dez cidades do Mato Grosso do Sul. O evento, que definiu a equipe estadual para o Brasileiro Sub-13 e Sub-15, marcou o retorno da cidade ao cenário esportivo após 20 anos. A competição, realizada no ginásio do Corumbaense, contou com a participação de 25 associações e mais de mil visitantes, entre atletas, familiares e dirigentes. A Associação Desportiva Moura, de Campo Grande, conquistou o primeiro lugar na classificação geral, seguida pela equipe da casa, Corumbaense/Funlec. A Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) busca agora patrocínio para levar os 72 judocas classificados para o Brasileiro, em João Pessoa, no mês de outubro. A FJMS, que promoveu 35 competições no primeiro semestre, ressalta a importância do apoio para garantir a participação dos atletas em eventos nacionais.

Depois de 20 anos sem sediar uma competição de judô, a cidade recebeu mais de mil visitantes no fim de semana, entre atletas e suas famílias, dirigentes, treinadores, árbitros e o pessoal da retaguarda, que dá o suporte tecnológico e a infraestrutura. A competição começou às 8 horas e encerrou-se às 18h20 de ontem. Campo Grande conquistou o primeiro lugar na classificação geral com a equipe da Associação Desportiva Moura. Corumbá ficou com o segundo lugar.

Com mais uma etapa do Circuito Estadual, judô definiu equipe para o Brasileiro
Nova geração: Festival Infantil é um incentivo a garotada de 4 a 8 anos

A maratona, na realidade, começou bem antes de os judocas pisarem no tatame. A distância entre Corumbá e Campo Grande, de 420 km, é uma das razões pelas quais a cidade pantaneira ficou fora do circuito de competições de judô — além da falta de apoio dos gestores municipais — por mais de duas décadas. A delegação de Três Lagoas, por exemplo, viajou mais de 730 km pela BR-262, cruzando o Estado de leste a oeste.

Fora do circuito - “Estamos num dos extremos do Estado e as dificuldades de locomoção são muito grandes. O judô não é um esporte barato, hoje exige um suporte tecnológico muito grande e o patrocínio nem sempre cobre as despesas das delegações”, observa Michele Ferri, diretora-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funlec). Ex-judoca, ela reconhece que o município excluiu um esporte do qual é celeiro. “Mas hoje temos total apoio da prefeitura”, diz.

Com mais uma etapa do Circuito Estadual, judô definiu equipe para o Brasileiro
Próxima etapa do Circuito Estadual será em Campo Grande, nos dias 8 e 9 de agosto

Para conseguir levar uma etapa do Circuito Estadual para Corumbá, a Federação de Judô (FJMS) contou com a parceria do Estado, por meio da Fundesporte e Sanesul, do deputado Paulo Duarte, do setor privado e dos pais dos atletas, além do comprometimento de quem se dispõe a trabalhar de graça. “A federação não tem empregados, todos que atuam para garantir os eventos, como os árbitros, são voluntários”, conta o presidente José Ovidio Duarte da Silva.

Brasileiro - Agora, a FJMS aguarda os possíveis patrocinadores, dentre os quais o Governo do Estado, para levar uma delegação de 80 pessoas a João Pessoa, em outubro, para o Brasileiro Sub-13 e Sub-15. No circuito de Corumbá, foi realizada a final entre os atletas ranqueados para definir os 72 que vão em busca de medalhas. “Apressamo-nos a definir antecipadamente a relação dos judocas justamente para correr atrás do apoio”, disse o presidente.

Com mais uma etapa do Circuito Estadual, judô definiu equipe para o Brasileiro
Dirigentes comemoram o pódio entre os clubes mais pontuados na competição

A Fundesporte confirmou o custeio das passagens aéreas para 18 atletas que vão participar do Brasileiro Junior, nos dias 6 e 7 de setembro, em Caxias do Sul (RS). Apesar das dificuldades financeiras, a FJMS promoveu 35 competições somente no primeiro semestre este ano, com a distribuição de 3,6 mil medalhas em premiação. “Tem sido o ano de mais atividades e melhores resultados o tempo todo”, observa José Ovidio.

Resultado – O calor intenso no ginásio de esportes do Corumbaense não tirou o ânimo e o grau de competitividade dos atletas que participaram do 9º Circuito Estadual de Judô, representando a cidade anfitriã e ainda Campo Grande, Aquidauana, Bodoquena, Itaporã, Maracaju, Ponta Porã, Dourados, Três Lagoas e Jardim. Também foi realizado o festival infantil, com a participação dos judoquinhas a partir de 4 anos de idade.


As equipes foram premiadas com troféus até a 6ª colocação. A classificação geral do circuito ficou assim: campeã, Associação Desportiva Moura (Campo Grande), com 19 medalhas de ouro, 10 de prata e 9 de prata; vice-campeã, Corumbaense/Funlec (Corumbá), com 11 medalhas de ouro, 18 de prata e 10 de bronze; 3º, Nova Geração (Campo Grande); 4º, Judô Futuro (Campo Grande); 5º Associação Yada de Judô (Itaporã); 6º Onça Pintada de Judô (Bodoquena).