ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Com poucos credores presentes, assembleia da São Fernando é adiada

Helio de Freitas, de Dourados | 09/03/2017 13:58
Acesso ao local da assembleia só era permitido aos representantes de credores (Foto: Fabiane Dorta/ TV RIT)
Acesso ao local da assembleia só era permitido aos representantes de credores (Foto: Fabiane Dorta/ TV RIT)

Mais uma vez a Justiça não conseguiu fazer a assembleia dos credores da Usina São Fernando, de propriedade da família do pecuarista José Carlos Bumlai, condenado na Operação Lava Jato. A reunião deveria ter ocorrido na manhã de hoje (9) no Cerrado Brasil, em Dourados, mas foi adiada por falta de quórum.

O Campo Grande News apurou que poucos credores se credenciaram para a assembleia desta quinta, número insuficiente para a realização da reunião que faz parte do processo judicial em andamento na 5ª Vara Cível de Dourados.

Uma servidora do cartório da 5ª Vara Cível informou que a assembleia foi adiada para o dia 16 deste mês, data que já tinha sido definida pelo juiz Jonas Hass Silva Junior para a segunda chamada.

Através da assembleia de credores, a Justiça tenta aprovar o plano de recuperação da São Fernando Açúcar e Álcool, São Fernando Energia I, São Fernando Energia II, São Marcos Energia e Participações e São Pio Empreendimento Participações – cinco razões sociais de empresas que funcionam no mesmo complexo da usina.

A dívida da São Fernando chega a R$ 1,5 bilhão e a indústria enfrenta vários pedidos de falência, inclusive do BNDES, acusado pelo Ministério Público Federal de liberar financiamento fraudulento à família Bumlai.

Leilão – Os controladores da São Fernando pretendem aprovar a constituição de uma unidade produtiva isolada (UPI) a ser leiloada judicialmente. Até o momento, apenas a gestora de fundos Amerra, dos Estados Unidos, formalizou proposta.

Os trabalhadores rurais do MSTB (Movimento Sem-Terra do Brasil) que protestavam em frente ao local da assembleia, na Avenida Guaicurus, voltaram para o acampamento, na Fazenda São Marcos.

A propriedade pertence aos filhos de Bumlai e é usada para plantio de cana. Os sem-terra protestaram querem a desapropriação da área para assentamento das famílias com base em uma portaria do governo federal que destina para a reforma agrária as terras de grandes devedores da União.

Nos siga no Google Notícias