ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Interior

Com previsão de chuva, famílias desalojadas continuam fora de casa

Liana Feitosa | 20/01/2016 09:23
Rio Taquari invadiu diversos estabelecimentos em Coxim. (Foto: Édison Brandão)
Rio Taquari invadiu diversos estabelecimentos em Coxim. (Foto: Édison Brandão)

O rio Aquidauana baixou mais 85 centímetros nas últimas 24 horas no trecho que passa pelas cidades de Anastácio e Aquidauana. Às 8h de ontem (19), o rio media 7,77 metros. Hoje (20), no mesmo horário, a medição marcou 6,92 metros.

Poucas famílias ainda estão nos abrigos, segundo a Defesa Civil de Aquidauana. "E a expectativa é que de 6 a 8 famílias voltem para casa hoje", detalhou o coordenador do órgão, Mário Raváglia.

Coxim - O rio Taquari, que passa por Coxim, cidade a 260 quilômetros da Capital, baixou 15 centímetros de ontem para hoje. Na terça-feira, estava em 4,62 metros. Hoje, 4,47 metros. Não foram registradas chuvas na região, mas, apesar disso, o manancial continua em alerta.

A água na região ribeirinha já baixou consideravelmente, segundo a Defesa Civil, mas o retorno das famílias não será imediato. "Nós decidimos aguardar porque há previsão de volume de chuva considerável para a semana que vem, o que pode fazer o rio encher novamente", explicou o coordenador Gilberto Portela.

Por isso, as famílias 10 famílias desalojadas e a única desabrigada continuam fora de casa.

Dois Irmãos - Em Palmeiras, distrito de Dois Irmãos do Buriti, a 83 quilômetros de Campo Grande, o rio também baixou e, hoje (20), atingiu 4,30 metros. Mas diferente da medição feita entre Anastácio e Aquidauana, a queda em Palmeiras foi menor, de 38 centímetros, já que, ontem, o número era de 4,68 metros.

As três famílias que estavam desabrigadas já voltaram para casa e a expectativa é que a maior parte das 18 que estavam desalojadas também retornem hoje, de acordo com a Defesa Civil da cidade.

Miranda - Em ritmo mais lento também cai o nível das águas do rio Miranda. Ontem, a medição apontou 7,45 metros. Hoje, 7,37 metros, uma diferença de apenas 8 centímetros. Tanto o Aquidauana, quanto o Miranda, continuam em alerta, segundo análise da sala de situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias